Reserva Mundial da Guarda

Gestão é revisada

Oficinas revisam plano de gestão da Nona Reserva Mundial de Surf Guarda do Embaú (SC).

Reserva Mundial de Surf Guarda do Embaú (SC)

Reserva Mundial de Surf Guarda do Embaú (SC)

Foi finalizado no último dia 20 de abril a série de três oficinas com o objetivo de revisar o plano de gestão da Nona Reserva Mundial de Surf (RMS) Guarda do Embaú (SC) – a primeira do Brasil, iniciado em julho de 2017. Os encontros aconteceram no Rancho Alsaciano e foram coordenados por Renata Pereira, consultora da ONG Conservação Internacional (CI).

Durante as três noites, cerca de 60 pessoas de várias associações locais, parceiros institucionais e privados, acadêmicos universitários e interessados acompanharam os trabalhos.

“O planejamento estratégico é muito importante para a manutenção do título e para o direcionamento das ações do Comitê Gestor Local”, diz o diretor do Programa das Reservas Mundiais de Surf da Save The Waves Coalition (STW), ONG que intitula as Reservas, Trent Hodges.

Trent também exaltou a certificação oficial, no próximo dia 12 de junho, de Playa Hermosa, na Costa Rica, como a 11º RMS e a recente divulgação da escolha de North Devon, no Reino Unido, como a 12º RMS.

Segundo Marcos Aurélio Gungel, o Kito, gerente da RMS, o foco principal foi delimitar as ameaças ao ecossistema de surf da Guarda do Embaú e suas causas, para então definir as ações do Comitê Gestor Local para os próximos cinco anos.

As reuniões também foram acompanhadas pelo grupo que coordena a criação do Programa Brasileiro das Reservas de Surf (PBRS). Mauro Figueiredo, um dos coordenadores do PBRS, explica que o planejamento da RMS Guarda do Embaú é uma ferramenta fundamental para a efetividade da gestão da Reserva.

Segundo ele, “além do documento em si, a participação e o entusiasmo dos membros do Comitê demonstram que as conquistas dos últimos 5 anos serão mantidas e ampliadas. Cada vez mais os surfistas da Guarda estão conhecendo o ecossistema de surfe e esse entendimento vai certamente se traduzir em projetos fundamentais para o desenvolvimento sustentável da região”.

Exit mobile version