Projeto conscientiza Búzios

Projeto Mar Sem Lixo promove mutirão de limpeza e ações de conscientização ambiental durante a celebração Nã Kama Kai em Búzios (RJ).

0
Projeto Mar Sem Lixo durante o Nã Kama Kai em Búzios.

O Projeto Mar Sem Lixo foi convidado para participar do Nã Kama Kai, encontro realizado pelos campeões mundiais de longboard Phil Rajzman e Duane deSoto e que conectou as culturas brasileira e havaiana na última semana em Búzios (RJ).

Criada em 1996 e com forte atuação no litoral paranaense, a ONG realizou uma mutirão de limpeza na cidade do litoral fluminense e passou orientações para o público sobre a importância de realizar ações de conscientização ambiental.

“Infelizmente Búzios vem se destacando pelo grande número de tartarugas mortas todos os dias por redes proibidas”, comenta Gisele Letieri, voluntária da ONG.

“Mas, em parceria com o Ministério Público Federal, o Projeto Mar Sem Lixo vem fiscalizando e organizando grandes ações de limpeza no município para chamar a atenção da população com relação a esse e outros problemas relacionados ao lixo nos oceanos”, complementa.

Vice-campeão Pan-Americano de SUP, o local Vinnicius Martins foi um dos participantes do mutirão, assim como o simpático Bono, o cão surfista.

“Os havaianos, convidados especiais, foram os mais entusiasmados. O resultado dessa ação foram quase 500 quilos de plásticos retirados da praia. O lixo foi encaminhado para a cooperativa de reciclagem de Búzios”, acrescenta Gisele.

O Projeto Mar Sem Lixo, é uma ONG sem fins lucrativos que tem como objetivo principal chamar a atenção com relação à problemática do lixo nas praias. Para saber mais, siga o perfil @marsemlixocf no Instagram.