Litoral brasileiro

Preservação a remo

Expedição a remo pretende percorrer 1.700 km, da Bahia ao Rio, com foco na preservação ambiental.

0

Conhecer o litoral brasileiro de perto e ir além do mostrado em revistas, sites e propagandas de turismo. Este é o propósito do projeto Remando em Preservação, desenvolvido pela Lemurian Expeditions. O objetivo é mapear todo o litoral brasileiro a começar pela expedição de 1.700 km entre Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ).

A expedição sairá no dia 1º de novembro de 2021 da Baía de Todos os Santos, mais precisamente da Praia do Porto da Barra, em Salvador, rumo à Baía de Guanabara – na Praia da Urca, Rio de Janeiro.

“Vamos remar aproximadamente 25 km por dia, com paradas estratégicas em praias paradisíacas, comunidades ribeirinhas e locais onde se encontrem monumentos históricos. Neste contato com as comunidades ribeirinhas, vamos observar e compartilhar seus costumes, sua riqueza cultural, seus anseios e também suas dificuldades”, informa Márcio Torres, um dos organizadores da expedição.

Expedição visa levantar dados para pesquisas científicas na área da biologia.

Ao longo de todo o litoral brasileiro existem vestígios importantes da história brasileira, como monumentos e construções das épocas do Brasil Colônia e do Brasil Império, muitas delas em ruínas. A expedição pretende mapear esses patrimônios, indicando seus estados de conservação e a importância deles para a manutenção da memória e da identidade cultural do país.

Outro objetivo do projeto é o levantamento de dados para pesquisas científicas. Em parceria com o laboratório de Biologia Marinha da UFAL (Universidade Federal de Alagoas) e sob orientação do professor doutor Cláudio Sampaio, os remadores Márcio Torres e Hamilton Souza vão levantar dados ambientais a partir da observação das linhas de praia com vegetação nativa, níveis de urbanização, presença de lixo e sinais de erosão.

Sobre o oceano vão analisar cor, cheiro, presença de lixo flutuante, equipamentos de pesca, trânsito de embarcações, presença de peixes, tartarugas, aves e mamíferos. Todo o material colhido vai ser utilizado na produção de pesquisas em prol da preservação do litoral brasileiro.

Material colhido vai ser utilizado na produção de pesquisas em prol da preservação do litoral brasileiro.

Campanha de colaboração

O projeto Remando em Preservação utiliza a plataforma Catarse para captar recursos e viabilizar a expedição. A arrecadação será destinada a cobrir os custeios da viagem, de equipamentos e da produção. A meta é conseguir 85 mil reais.

Os doadores concorrem a produtos especiais ofertados pelas marcas Nautiq, Del Paine, Blu e Kortatu. Entre os produtos sorteados estão camisas com proteção UV, bolsa estanque, camisas de lycra, fotos artísticas da expedição, protetor solar, entre outros.

“Essa expedição em busca pela preservação do litoral brasileiro certamente vai te emocionar e te aproximar ainda mais da natureza e das pessoas que compõem nossa história e cultura”, indicam os organizadores.

O projeto também será documentado pelas câmeras de Márcio Torres e Hamílton Souza para a produção da web série Remando em Preservação, a ser lançada em 2022 no canal da Lemurian Expeditions no YouTube.

Clique aqui para fazer a sua doação.