Tubarão no quintal

Photoshop ou realidade?

Foto de suposto tubarão circulando próximo ao quintal de uma casa na Gold Coast, Austrália, gera debate nas redes sociais.

0
Tubarão cabeça-chata visita as águas calmas de Burleigh Waters durante enchente. Fake ou realidade?Reprodução / Timothee Morrison
Tubarão cabeça-chata visita as águas calmas de Burleigh Waters durante enchente. Fake ou realidade?

Com as fortes chuvas nesta semana na costa leste australiana, a foto de um suposto tubarão cabeça-chata nadando próximo ao quintal inundado de uma casa em Burleigh Waters, Gold Coast, viralizou na internet.

“Mais um dia selvagem aqui na Gold Coast!”, postou Timothee Morrison, responsável pelo clique, que mostra a barbatana do dentuço bem visível e a poucos metros da cerca de sua casa.

A imagem repercutiu na mídia australiana e foi compartilhada milhares de vezes nas redes sociais, mas muitas pessoas estão acreditando que o animal pode ter sido colocado ali em um simples truque de Photoshop.

“As sombras não estão combinando e há um pouco de pixelização ao redor da barbatana”, escreveu um internauta. Outros acham que aquilo que está na água não é um tubarão, mas sim uma inocente folha de palmeira.

Foto aérea mostra parte do sistema de canais que fazem parte da Gold Coast australiana.

No entanto, com acesso ao mar, as águas calmas do canal de Burleigh Waters já receberam a visita de tubarões algumas vezes nas últimas décadas.

Em fevereiro de 2003, Bob Purcell, de 84 anos, foi morto por um tubarão da mesma espécie enquanto nadava no Lago de Burleigh, que também faz parte do sistema de canais da Gold Coast. Três meses antes, outro homem, Beau Martin, 23, foi morto por um possível tubarão cabeça-chata nas proximidades de Miami Lakes.

Após estes ataques, o governo de Queensland alertou as pessoas para não nadarem mais nos diversos sistemas de canais costeiros que fazem parte da Gold Coast. Em 2018, pescadores também fisgaram um tubarão cabeça-chata de 1,5 metro no canal de Burleigh Waters.

Enquanto isso, o debate segue quente nas redes sociais para descobrir se a foto é verídica ou um simples mito urbano.