Desastre ambiental

Óleo marcha ao Rio

Depois de atingir 14 pontos no Espírito Santo, autoridades acreditam que manchas de óleo chegarão às praias do Rio de Janeiro nos próximos dias.

Litoral baiano foi um dos mais afetados com a chegada do óleo ao litoral brasileiro.

O óleo derramado na costa do Nordeste já alcança 14 localidades do Espírito Santo, no Sudeste, e autoridades temem que ele possa chegar ao litoral do Rio de Janeiro nos próximos dias.

De acordo com Humberto Barbosa, coordenador do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélite (Lapis) da Universidade Federal de Alagoas, a direção e intensidade das correntes marítimas e ventos na superfície do mar serão determinantes para a chegada do óleo ao Rio.

Enquanto isso, governo fluminense criou um grupo de trabalho especial para a vigilância da costa. O objetivo é garantir uma pronta resposta em caso de o petróleo chegar no Estado.

O grupo é coordenado pela secretária estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Ana Lúcia Santoro, e composto por técnicos da secretaria e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

“Na última semana, o Inea realizou a capacitação de 80 pessoas, entre técnicos da Defesa Civil estadual, do Corpo de Bombeiros e do próprio órgão ambiental, além de militares do Exército para atuação em caso de surgimento de óleo na costa”, informou o Inea em nota. “O treinamento incluiu atividade prática na praia, onde o grupo simulou atendimento de emergência.”

Desde a última segunda-feira (11), o Inea iniciou a capacitação dos 25 municípios costeiros do estado. Inicialmente, o foco será nos municípios do noroeste fluminense e região dos lagos e, na próxima semana, nos municípios da Região Metropolitana e do sul fluminense.

Desde que começou a aparecer no litoral brasileiro em setembro, as manchas de óleo já atingiram 494 praias de dez estados brasileiros.

Fonte O Estado de S.Paulo

Exit mobile version