Boraceia

Jubarte aparece morta

Baleia jubarte é encontrada em avançado estado de decomposição em Boraceia (SP); Instituto Argonauta atende ocorrência.

Baleia foi encontrada com marcas de predação em sua carcaça.Divulgação / Instituto Argonauta
Baleia foi encontrada com marcas de predação em sua carcaça.

Uma baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) juvenil em avançado estado de decomposição foi encontrada em Boraceia, São Sebastião (SP), na última quarta-feira (2).

O Instituto Argonauta para Conservação Costeira e Marinha, através da sua equipe de campo do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), foi acionado e atendeu a ocorrência. Assim que chegou ao local, a equipe imediatamente isolou a área.

A baleia media cerca de 8,5 metros, e em sua carcaça havia marcas de predação, possivelmente de tubarão-charuto (Isistius brasiliensis). A equipe da Unidade de Estabilização do Argonauta que executa o PMP-BS Área São Paulo realizou a necropsia, coletou amostras do animal para DNA, e posteriormente o animal foi enterrado pela prefeitura.

Nesta semana, outro filhote de jubarte de cerca de 7 metros também foi encontrado morto e foi atendido pela equipe PMP-BS/Área SP do Instituto Argonauta. O animal foi encontrado na praia de Juquehy, no mesmo município. Tão logo foi finalizada sua necropsia, o animal foi enterrado na mesma praia. A causa da morte não pôde ser detectada e será investigada através dos exames complementares.

Lembrando que geralmente as jubartes migram da Antártica para a costa sul da Bahia durante o inverno para fins de reprodução e amamentação, em busca de águas mais quente e limpas, e por isso são avistadas na região do litoral norte paulista – um dos caminhos da sua longa trajetória.

Clique aqui para saber mais sobre o Instituto Argonauta.

Exit mobile version