Instituto Gremar

Tartaruga resgatada

Tartaruga-cabeçuda tem resgate em Itanhaém (SP) pelo Instituto Gremar e passa três meses em reabilitação. Ação ocorre próxima à Ilha Montão de Trigo, litoral norte (SP).

Instituto Gremar, Ilha Montão de Trigo, São Sebastião (SP).

Instituto Gremar, Ilha Montão de Trigo, São Sebastião (SP).

Em ação pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), o Instituto Gremar realizou a soltura de uma tartaruga-cabeçuda, nessa terça-feira, dia 30 de janeiro, nas proximidades da Ilha Montão de Trigo, costa do litoral norte de São Paulo.

O animal havia sido resgatado pela equipe do Instituto Biopesca, em Itanhém (SP), no dia 13 de outubro do ano passado. Oito dias depois, foi encaminhado ao Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos do Instituto Gremar, no Guarujá (SP).

No exame clínico de entrada, observou-se que a tartaruga estava ativa e alerta, porém com o escore corporal magro, exoftalmia bilateral (protrusão dos globos oculares) e algas aderidas à carapaça. Também foi detectada uma fratura cicatrizada na carapaça e outra na região da mandíbula, além de pequenos papilomas (tumores benignos).

No início da reabilitação o animal permaneceu em um tanque de dois mil litros, com nível baixo. Com a evolução clínica, aumentou-se gradativamente o nível da água, até que pudesse ser feita a transferência para um de maior volume, 40 mil litros, onde já se alimentava espontaneamente de sardinhas e crustáceos.

Com a ótima evolução das lesões no decorrer dos mais de três meses de tratamento e após passar por avaliação clínica e exames complementares, a tartaruga-cabeçuda foi considerada apta à soltura. A operação contou com o apoio do fotógrafo e documentarista Rafael Mesquita.

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

O projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. É realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. O Gremar monitora o Trecho 9, compreendido entre São Vicente (SP) e Bertioga (SP).

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, deve-se entrar em contato pelos telefones 0800 642 3341 ou (13) 99711 4120.

Clique aqui para mais informações sobre o PMP-BS.

Exit mobile version