Guarda do Embaú

5 anos de Reserva Mundial

Guarda do Embaú (SC) comemora cinco anos de Reserva Mundial de Surfe com limpeza de praia e outras atividades.

0
Projeto conta com gestão participativa e comunitária.

Instituições e a comunidade da Guarda do Embaú (SC) se unem para realizar atividades sócio-ambientais no próximo dia 6 de novembro em comemoração ao aniversário de cinco anos da Reserva Mundial de Surf Guarda do Embaú (RMS).

Aprovada no dia 26 de outubro de 2016 pela Ong Save The Waves Coalition (STW), a Guarda do Embaú se tornou a primeira Reserva Mundial no Basil e a nona estabelecida no mundo.

A Guarda é um case de sucesso em gestão participativa e comunitária. Projetos como o Água pela Vida, que constantemente avalia o Índice de Qualidade da Água do Rio da Madre e afluentes, colaboraram significativamente para a melhoria e fortalecimento da relação na comunidade local, do exercício da cidadania e do controle social.

Além disso, desde o reconhecimento oficial da Guarda do Embaú como 9ª Reserva Mundial de Surfe as ações e iniciativas coordenadas pelo Comitê Gestor Local têm se tornado uma referência para as outras Reservas Mundiais de Surf do Programa da Save The Waves Coalition.

No dia 6 de Novembro, o Comitê Gestor e o Instituto Ecosurf realizam a ação “Nosso Oceano”, que tem como objetivo coletar e recuperar resíduos sólidos em vários pontos do litoral brasileiro.

Além da limpeza da praia, será lançado o “Selo Verde de Sustentabilidade – Nossa Praia é Praia Limpa”, programa em parceria com a Pró-Crep, e várias outras atividades. “A celebração dos 5 anos da Reserva Mundial de Surf da Guarda do Embaú (SC) pode ser entendida como um grande manifesto da comunidade do surfe sobre a importância de existir áreas que perpetuem a cultura surfe e os picos de ondas, em uma perspectiva integrada do surfista como agente de cuidado com a natureza e sua sociobiodiversidade”, diz João Malavolta, fundador do Instituto Ecosurf.

“RMS Guarda do Embaú é uma inspiração para o Programa Brasileiro de Reservas de Surf. É a partir dela que estamos começando a criar uma rede de Reservas pelo litoral Brasileiro afim de que a responsabilidade dos surfistas em apoiar a proteção do seu “habitat” possa ser exercida com mais efetividade”, analisa o sócio-fundador do Instituto Aprender Ecologia, Mauro Figueiredo.

Programação:

9h: Abertura Oficial na beira do Rio da Madre e lançamento do Selo Verde (parceria RMS/Pro-Crep).
9h30: Início da Limpeza de Praia e colocação de placas indicativas da RMS.
12h: Contagem do lixo arrecadado.
14h30: Cerimônia no Monumento da RMS (Centrinho).
16h: Apresentação de Surf com convidados e círculo de Saudação ao Oceano.