Dunas da Ribanceira

10 anos de preservação

Comunidade comemora uma década de conservação das Dunas da Ribanceira, Imbituba (SC).

Abraço simbólico às Dunas da Ribanceira, Imbituba (SC).Eduardo Rosa
Abraço simbólico às Dunas da Ribanceira, Imbituba (SC).

A comunidade de Imbituba celebra em outubro de 2024 uma década de preservação das Dunas da Ribanceira, um dos maiores parques de dunas de Santa Catarina e do sul do Brasil. Em 2014, após décadas de exploração predatória para a produção de materiais de construção e aterros, a extração de areia na área foi cessada, graças à mobilização da galera e o trabalho do movimento SOS Dunas da Ribanceira.

A história da luta pela preservação das Dunas vem desde a década de 1990, quando um grupo de locais começaram a se mobilizar contra a exploração desenfreada da área. A partir da década de 2000, a mobilização se intensificou com a criação do SOS Dunas da Ribanceira, que se tornou um dos maiores movimentos de preservação do Sul do Brasil.

Segundo o Ministério Público, uma empresa responsável pela extração de areia das dunas chegou a carregar cerca de 80 caminhões por dia, sem o devido tratamento para uso na construção civil. A prática foi encerrada em 2014. Essa atividade, sem os estudos e licenças ambientais necessários, colocava em risco o patrimônio natural, com impactos negativos sobre a fauna, flora, recursos hídricos e paisagens da região.

O resultado só foi possível depois da mobilização da comunidade imbitubense e do trabalho do SOS Dunas da Ribanceira, que organizou protestos, campanhas de conscientização e ações de educação ambiental.

A preservação das Dunas da Ribanceira é fundamental para a manutenção da biodiversidade local, a qualidade ambiental da região e o desenvolvimento sustentável de Imbituba. As dunas protegem a costa contra a erosão marinha, servem de habitat para diversas espécies de animais e plantas, e são um importante atrativo turístico.

Fonte Surfemais

Exit mobile version