Conscientização

Limpeza voluntária em Imbituba

Trechos de Imbituba (SC) são limpos em ações pelo Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias.

Praias de Imbituba oferecem belezas naturais e altas ondas.

Nos últimos dias 18 e 19 de setembro aconteceu o 8º Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (DMLRP) 2021. Trechos de praias de Imbituba foram limpas, e desta vez as lagoas também tiveram sua vez. Mesmo com a boa adesão de voluntários, ainda é impossível limpar boa parte das praias.

Mesmo assim, o lixo coletado nestes locais viram dados para serem analisados e planilhados para incrementar ações e tentar combater os excessos, e conscientizar a população e órgãos públicos sobre a correta destinação do lixo produzido. Estes dados chegam inclusive à Brasília na forma de projetos a serem implementados pelo poder público federal.

Parceria ajuda no monitoramento 

Imbituba registrou um dado inédito nas ações da data. Pelo oitavo ano consecutivo o evento é realizado pela @ecosurfsc em parceria com grupos, institutos e associações locais. Neste ano, além da despoluição e monitoramento de resíduos sólidos, também foi analisado o valor de reciclagem de todo o material que foi recolhido.

Anselmo Ramos Neto, um dos responsáveis pela Cooperzimba (Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reciclável de Imbituba), chegou a um dado impressionante. Segundo ele, foram recolhidos nos dois dias uma tonelada e meia de lixo. Deste total, 265 quilos é de material reciclável, ou seja, conseguimos comercializar apenas 18%.

“Havia uma grande quantidade de ‘plástico mole’ – ou restos de sacolinhas de supermercados -, pneus, redes, cordas, espumas, com muita areia e muito molhados, e o problema é o estado deste material. Se for colocado junto com o rejeito que separamos aqui, ele vai comprometer a qualidade do material. Então, este tipo de material vai para o aterro“, explica Anselmo.

Conscientização de todos

Também foi analisada a porcentagem de resíduos que realmente são reciclados e os que são rejeitados e vão para o aterro sanitário. “De 1 tonelada e meia do que foi retirado das praias, somente 18% foi destinado para a reciclagem. O restante foi tudo para o rejeito“, revela Amanda Suita, responsável pelo Ecosurf Imbituba e pelo DMLRP.

“Quando destinamos corretamente os resíduos, ajudamos na renda local e colaboramos com uma das metas mais importantes na Década do Oceano. Identificar e combater as fontes de poluição por um Oceano Limpo. E pensando nessa meta da Década do Oceano, a comunidade de Imbituba está pensando no global e agindo no local“, aponta.

As ações contaram com 203 voluntários, 14 pontos monitorados, 1,5 toneladas de resíduos recolhidos, 16.160 itens identificados, 18,84 km percorridos e quase 300kg de resíduos que voltaram como forma de renda para a comunidade local.

Exit mobile version