Surf Talentos

Circuito neutraliza poluentes

Galera realiza plantio de mudas para neutralizar a emissão dos gases de efeito estufa do Circuito Surf Talentos.

0
Matheus Navarro participa de ação ambiental em Balneário Camboriú.

As mudanças climáticas têm sido constantemente discutidas no planeta, não somente pelos centros de pesquisa, mas também na sociedade como um todo. Empresas, governos, sociedade, todos contribuímos para o aquecimento global através da energia consumida nas residências, escritórios, fábricas, do lixo produzido, dos processos produtivos, dos eventos, e ainda dos transportes e deslocamentos.

No dia 19 de outubro, foi realizado o plantio de neutralização das emissões dos Gases de Efeito Estufa (GEE) gerados na terceira etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2018, que aconteceu em Balneário Camboriú no mês de julho. O evento aderiu ao Programa CarbonOk, que é um programa de neutralização de emissões de Gases de Efeito Estufa, composto por uma equipe multidisciplinar especializada em mecanismos de desenvolvimento limpo e Mudanças Climáticas.

Foram levantadas uma série de informações técnicas para a realização do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (IEGEE), que tem por objetivo quantificar todas as emissões de gases produzidos e que vão para a atmosfera. Nesta etapa do Circuito Surf Talentos Oceano foram emitidas 1,464 tCO2e (tonelada de CO2 equivalente), gases esses que contribuem para o problema do Aquecimento Global.

A partir deste valor calcularam-se quantas árvores são necessárias plantar para neutralizar este impacto negativo. O resultado apresentado no Relatório indicou a necessidade de plantio de 8 árvores nativas, do grupo das tardias. Com isso, esta quantidade de CO2e será retirada da atmosfera, à medida em que as árvores forem se desenvolvendo. A partir da efetivação do plantio, é concedido o Certificado de Sustentabilidade CarbonOk, a ser utilizado para sinalizar à população dos esforços direcionados pelo evento para atingir a sustentabilidade ambiental.

Mudas foram plantadas no Parque Municipal Raimundo Gonçalez Malta.

Além de buscar ser a mudança que queremos ver no mundo e de dar o exemplo, o objetivo da ação também é utilizar o evento esportivo como uma ferramenta para a conscientização da população quanto à problemática da aceleração do Efeito Estufa e, consequentemente, do Aquecimento Global, indicando fontes de emissões e a importância de mitigação e da neutralização delas.

A ação foi realizada em uma parceria institucional, encabeçada pelo Projeto Keep The Ocean Blue (da marca Oceano Surfwear), com a participação da Swell Eventos, do Programa Terra Limpa (Política Municipal de Educação Ambiental das Secretarias Municipais do Meio Ambiente e da Educação), da ASBC (Associação de Surf de Balneário Camboriú) e do Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta. A ação fez parte da programação da Semana Lixo Zero, apoiada pela Prefeitura de Balneário Camboriú.

Foram plantadas 8 mudas de espécies arbóreas nativas da Mata Atlântica, próximo ao estacionamento do Parque Municipal. Realizar o plantio em uma Unidade de Conservação nos gera uma certeza de que estas árvores terão cuidados permanentes, se desenvolverão e serão preservadas, garantindo assim o aprisionamento do CO2e e consequente neutralização dos GEE.

O Parque Nacional Municipal Raimundo Gonçalez Malta é uma Unidade de Conservação da Categoria de Proteção Integral (SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – Lei Federal n° 9985/00) e possui 170.000m2, ficando aberto para a visitação pública no turno da tarde, diariamente, oferecendo uma série de atividades de educação ambiental.

Desta maneira, o público poderá acompanhar o desenvolvimento destas mudas, podendo servir a ação também como uma espécie de monitoramento para grupos de ensino e de pesquisa, sobre o crescimento dos indivíduos no local.

Plantio de Neutralização do Circuito Surf Talentos.

Os plantios foram realizados com espécies arbóreas nativas da Mata Atlântica, buscando, além da neutralização dos GEE, outras vantagens socioambientais associadas, como: recuperação do ecossistema natural; alimentação e habitat para a fauna local; presença de flores para os processos de polinização; recuperação de áreas degradadas; mitigação do efeito de borda; controle de processos erosivos; além de aliar conceitos de paisagismo. As espécies plantadas foram:

– Pau Brasil – Caesalpinia echinata
– Cerejeira Vermelha (3) – Eugenia involucrata
– Ingá Macaco – Inga sessilis
– Ipê Amarelo – Handroanthus chrysotrichus
– Ipê Roxo – Handroanthus avellanedae
– Gabiroba – Campomanesia xanthocarpa

Monitor Florestal do Parque, o Engenheiro Florestal Denis Gleich proporcionou informações muito pertinentes sobre a ação: (1) o Ipê Amarelo é a Árvore Símbolo do Município de Balneário Camboriú; (2) na ação foi plantado o primeiro Ipê Roxo do Parque; (3) é difícil vingar mudas de Pau Brasil naquele local, então, o plantio deste novo indivíduo terá um caráter experimental e muito especial para o Parque, que terá um cuidado especial com ele.

Plantio de Neutralização do Circuito Surf Talentos.

O Projeto Keep The Ocean Blue foi representado pelo atleta Matheus Navarro, surfista local de Balneário Camboriú patrocinado pela Oceano Surfwear. O Atleta local demonstrou na prática o quanto gosta, cuida e representa a sua cidade. Além do Matheus, a equipe do Projeto contou com a presença do Fotógrafo Márcio David e da supervisão técnica do Biólogo Reinaldo Langer Jaeger.