Chuvas castigam país

Tempestades tropicais Amanda e Cristóbal deixam 27 mortos e milhares de desabrigados em El Salvador.

0
Reprodução / AFP
Rio transborda e causa estragos em El Sunzal.

Nesta semana, as tempestades tropicais Amanda e Cristóbal trouxeram fortes chuvas e causaram estragos em El Salvador.

Até a última quinta-feira (4), o número de mortes era de 27, segundo dados oficiais do governo. Três pessoas continuam desaparecidas, enquanto 11.179 permanecem desabrigadas.

Ministro do Meio Ambiente, Fernando López informou que as chuvas devem continuar até o fim desta semana. O governo pediu aos 262 prefeitos do país que “procedam à evacuação preventiva” de moradores de áreas de alto risco para evitar novas mortes.

Ainda segundo o Ministério do Meio Ambiente, as fortes chuvas registradas desde a terça-feira são resultado do fenômeno climático Cristóbal, que atravessa o sul do México.

Reprodução / Elsalvador.com
Surfistas ajudam comunidades da região de La Libertad.

Dias antes, a tempestade Amanda cruzou o Pacífico centro-americano causando inundações, deslizamentos de terra e arruinando construções.

No litoral do país, surfistas como Katherine Díaz, Ingrid Delgado e José “Bamba” Díaz se uniram para ajudar comunidades da região de La Libertad, onde rios transbordaram e deixaram centenas de desabrigados.

“Estamos ajudando as pessoas mais carentes de La Libertad, El Izanal, El Sunzal, El Majahual, La Bocana Chilama, El Charcón, em todos os lugares, nos municípios de La Libertad e Tamanique”, informou Bamba, que é atual assistente técnico da equipe nacional salvadorenha.

Uma campanha também foi criada no site GoFundMe para ajudar as vítimas da chuva no país.

Fonte AFP