Bandeira Azul

Praia do Sossego premiada

Praia do Sossego, em Niterói (RJ), recebe prêmio Bandeira Azul pela terceira vez consecutiva.

Praia do Sossego recebe Bandeira Azul pela terceira vez consecutiva em Niterói (RJ).

Pelo terceiro ano consecutivo, a Praia do Sossego, na Região Oceânica de Niterói, receberá o prêmio Bandeira Azul.

É a maior premiação internacional global dedicada à gestão de praias, marinas e embarcações de turismo com elevado grau de gestão ambiental e preservação do ecossistema. A premiação faz parte de um programa credenciado pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) e (Unesco).

Ao todo, 31 praias e 11 marinas brasileiras serão contempladas com a certificação internacional de sustentabilidade para a temporada 2023/2024 escolhidas por um júri internacional. Neste ano, a temporada Bandeira Azul Brasil começa no dia primeiro de novembro.

“Niterói tem um histórico que estamos implantando nos últimos anos rumo à sustentabilidade. A Praia do Sossego é uma de nossas preciosidades. Montamos toda a estrutura para que local seja utilizado de forma sustentável e com preservação. É assim que estamos atuando também nas nossas áreas verdes”, explicou o prefeito de Niterói, Axel Grael.

A implantação de infraestrutura foi fundamental para a premiação da Praia do Sossego há dois anos. Desta vez, as ações de educação ambiental desenvolvidas de forma periódica pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente contribuíram ainda mais para a nova certificação.

As atividades desenvolvidas incluem práticas educativas sobre temas como gestão de resíduos, consumo de plástico de uso único (descartáveis) e poluição do ambiente marinho junto a estudantes das escolas da rede municipal; capacitação dos funcionários da Prefeitura de Niterói para gestão ambiental local; instalação de placas educativas com informações sobre a fauna local, com o objetivo de torná-la conhecida; e sensibilizar a comunidade para a importância de sua preservação.

A Praia do Sossego tem um importante papel ecológico como parte do Parque Natural Municipal de Niterói (PARNIT), um dos principais paraísos ecológicos da cidade.

No local, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos realiza trabalhos de educação ambiental com o objetivo de torná-la conhecida e, assim, promover o uso sustentável para recreação e turismo.

Outra iniciativa de educação ambiental contou com a participação do Instituto Mero do Brasil, que atua na preservação dos oceanos e da espécie de peixe Mero; Projeto Uçá e a participação da Praia do Sossego no evento Clean Up Day.

“Receber novamente a Bandeira Azul, ao lado de praias de diversas regiões do Brasil é o reconhecimento de que fizemos a gestão sustentável deste paraíso da nossa cidade no último ano. Vamos seguir investindo em melhorias de infraestrutura turística, acessibilidade, restauração ecológica e educação ambiental. Também estamos muito honrados em sediar a inédita cerimônia nacional de entrega das bandeiras. Com muita alegria receberemos em Niterói os representantes de todas as praias e marinas premiadas no Brasil”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente de Niterói, Rafael Robertson.

Premiação

A Praia do Sossego passou por melhorias e obras de infraestrutura. No local, houve a instalação de ducha, banheiro e lava-pés, além de intervenções para a infraestrutura turística, acessibilidade e enriquecimento ambiental, como a escada de pedra (bioconstrução) de acesso à praia com guarda-corpo e áreas de descanso, mirantes de contemplação acessível a cadeirantes e sistema de infraestrutura verde com jardins de chuva como forma de manejo de águas pluviais.

“A gestão da Praia do Sossego é referência nacional em sustentabilidade. Essa classificação é um reconhecimento a esse trabalho”, disse o subsecretário de Sustentabilidade, Allan Cruz.

A Bandeira Azul é a maior premiação internacional global já dedicada à certificação de gestão de praias, marinas e embarcações de turismo com um elevado grau de gestão ambiental e preservação do ecossistema.

Fonte Cidade de Niteroi

Exit mobile version