Balneário Camboriú

Faixa de areia liberada

Balneário Camboriú (SC) libera trecho de nova faixa de areia na Praia Central. Obras seguem em andamento.

0
Mais de 2 quilômetros da orla já foram concluídos.

Turistas e moradores já podem aproveitar o primeiro trecho da Praia Central de Balneário Camboriú liberado após a obra de alargamento da faixa de areia. O trecho que vai da rua 4.000 até o molhe da Barra Sul foi liberado ao acesso público ontem (28), já com a faixa de areia totalmente recuperada.

O trecho estava interditado para a retirada da tubulação que fez o alargamento da faixa de areia e, também, para que houvesse acomodação do aterro, especialmente dentro da água.

A abertura da área ao público vem acompanhada de monitoramento do trecho por parte de homens do 13° Batalhão de Bombeiro Militar (13º BBM).

“Estamos fazendo rondas com quadriciclos no local liberado, verificando correntes de retorno, profundidades e possibilidades de buracos. Mas a condição de mar na Barra Sul é geralmente bem tranquila”, explica o subcomandante do 13° BBM, Capitão Marcus Vinícius Abre.

A batimetria feita por especialistas contratados pela obra, aponta que a declividade da praia neste trecho sul recuperado já é muito próxima da praia original, sendo a medição de 1 para 40, ou seja, a cada quarenta metros avançados para dentro do mar, a profundidade ganha um metro.

Trecho vai da rua 4.000 até o molhe da Barra Sul.

Obra já avançou mais de 2km

O alargamento da faixa de areia da Praia Central de Balneário Camboriú avança a passos largos e já chegou a 40% da orla. Mais de 2 quilômetros da orla, da rua 3.700 até o Molhe da Barra Sul, já foram concluídos e ganharam até mais sol.

Depois de alguns dias no Paraná, a draga Galileo Galilei voltou para Balneário Camboriú para começar a segundo parte da obra, da rua 3.700 em direção ao Pontal Norte.

A previsão de entrega da obra é para novembro. Conforme a prefeitura, a medida que os trechos vão sendo concluídos e a areia nova, que vem de uma jazida no fundo do mar, vai assentando, os trechos vão sendo liberados para banhistas.

Fonte ND Mais