Incêndios florestais

Austrália declara emergência

Surfistas como Joel Parkinson e Mick Fanning pedem ajuda no combate a um dos maiores incêndios florestais já registrados na Austrália.

Incêndios de causas naturais se alastram por cerca de 10.000 km², incluindo regiões litorâneas em New South Wales.

O governo de New South Wales, Austrália, decretou estado de emergência na última segunda-feira (11) devido ao agravamento dos incêndios florestais que ameaçam uma gigantesca área que vai de Sydney até Byron Bay.

Desde sexta-feira (8), as queimadas já resultaram em mortes e em enormes prejuízos ambientais. Mais de 300 coalas de uma reserva no litoral do estado morreram por causa dos incêndios.

Surfistas como Joel Parkinson e Mick Fanning também pediram ajuda através das redes sociais no combate aos incêndios. Atualmente, 60 focos atingem o estado, 40 dos quais estão ficando fora de controle.

Com a previsão desfavorável, há chances de maior propagação do fogo para esta terça-feira (12). Ministro de Serviços Emergenciais de New South Wales, David Elliott afirmou que a queimada desta semana pode ser a “mais perigosa que esta nação já viu”.

O incêndio — de causas naturais — se alastra por cerca de 10.000 km² de florestas e plantações, área seis vezes maior que a da cidade de São Paulo, e atinge também o estado de Queensland, ao norte.

O fogo já resultou na morte de três pessoas e destruiu mais de 150 casas. Cerca de 100 pessoas foram hospitalizadas, dentre elas 20 dos 1.500 bombeiros que lutam contra as chamas com auxílio das Forças Armadas.

Fonte Veja

Exit mobile version