Surf Lakes

Projeto toma forma

Mark Occhilupo visita lago artificial na Austrália que pode gerar 2.400 ondas por hora.

Mark Occhilupo ajuda a desenvolver piscina de ondas revolucionária na Austrália.

 

Construída numa propriedade particular em Yeppoon, Capricorn Coast, no estado de Queensland, Austrália, a Surf Lake segue tomando forma e deve ficar pronta entre maio e abril deste ano. Inicialmente, apenas convidados terão acesso, mas a ideia é que futuramente o público em geral possa ter acesso.

 

O intuito dos idealizadores é produzir um lago artificial que possa gerar 2.400 ondas por hora – para se ter uma ideia, o The Cove, da Wavegarden, bombeia 1.000 ondas por hora, enquanto a piscina de Kelly Slater apenas 15.

 

Os desenvolvedores também dizem que, a qualquer momento, o lago pode ter até oito picos com tamanho e extensão variados, quebrando de 1 a 2,4 metros. Uma forma, em particular, que Mark Occhilupo ajudou a projetar é chamada de “Pico do Occy” e será um tubo de 7 a 8 pés que se assemelha a Teahupoo, de acordo com o próprio australiano.

 

Ainda de acordo com os fundadores do projeto, o lago poderá receber até 240 surfistas ao mesmo tempo, com cada um pegando 10 ondas por hora. Os 8 picos serão separados, com 4 direitas e 4 esquerdas para todos os níveis de surfe.

 

As ondas devem se irradiar do centro do lago e se apoiar nos contornos do fundo para mudar sua forma. Isso difere de outros projetos como a Wavegarden, que usam um trenó submerso que vai da extremidade de uma longa piscina retangular para outra.

 

No vídeo acima, Occy bate um papo com Aaron Trevis, fundador da Surf Lakes. O projeto também conta com o apoio de outro ex-campeão mundial, Barton Lynch.

 

Veja imagens dos protótipos:

 

Exit mobile version