Retrospectiva Surfline

Seis swells memoráveis

Conceituado portal Surfline recupera seis ondulações marcantes pelo planeta em 2023: Taiti, Havaí, África do Sul, França, Austrália e Nova Zelândia.

Tahiti Pro 2023, Teahupoo

Tahiti Pro 2023, Teahupoo

The Six Most Memorable Swells of 2023

Desde janeiro ficou claro que 2023 seria um ano marcante no que diz respeito às ondas. Essa consciência chegou com a ondulação atípica que atingiu a Califórnia na primeira semana de janeiro, que trouxe muito surfe, mas também muitos estragos.

À medida em que o ano foi avançando, as surpresas foram aumentando. A ondulação que chegou à Waimea permitiu a realização The Eddie Aikau Big Wave Invitational pela primeira vez desde 2016 e foi um evento inesquecível.

Durante a temporada dos ciclones, o ciclone Gabrielle trouxe um período de ondas excelentes à Austrália, aproveitado por Kobi Enright, Asher Pacey, Kaiden Smales, entre muitos outros.

Por outro lado, o mesmo ciclone teve efeitos destruidores na Nova Zelândia, que sofreu inundações devido ao fenômeno.

Teahupoo recebe o swell do ano

Seria impossível elaborar esta lista sem passar pelo swell do ano em Teahupoo, Taiti, em maio. Não foi apenas o tamanho – até porque Teahupoo já recebeu ondas muito maiores. A direção ideal do swell, as condições perfeitas para uma sessão na remada, o vento fraco, os tubos de sonho, tudo isto contribuiu para que este fosse um dos momentos mais marcantes do ano – que o digam Matahi Drollet, Lucas Chumbo, Anne dos Santos, Kevin Bourez, e todos os surfistas que estiveram presentes.

Houve ainda o furacão Franklin, que primeiro trouxe ondas às Américas, e depois viajou para França. E terminamos esta lista com o swell monstruoso que em setembro atingiu Jeffreys Bay, África do Sul, surfado pela estrela do surfe local Jordy Smith, e que também trouxe estragos para o litoral.

2023 teve diversas ondulações memoráveis, e é difícil escolher uma. Mas se tivesses que escolher, qual o swell que mais te impressionou este ano?

Fonte Surf Total

Exit mobile version