Rio Grande do Sul

História do surfe gaúcho

Surfemais mostra de perto Memorial do Surf de Torres, Rio Grande do Sul, que guarda acervo histórico do esporte gaúcho.

Beto Diehl, Memorial do Surf de Torres (RS)

Especial Surfemais A história não pode ser esquecida (Preview)

O Surfemais traz um especial sobre a história do surfe no Rio Grande do Sul. Importantes personagens da atualidade detalham a importância em manter viva a memória de algumas das gerações mais influentes no surfe nacional. Rodrigo ‘Pedra’ Dornelles, Ki Fornari e Carlos Alberto Diehl reforçam a relevância em manter vivo um legado e o alicerce para as futuras gerações da modalidade gaúcha.

Em viagem de férias a cidade de Torres, a equipe do Surfemais conheceu alguns pontos turísticos do litoral norte gaúcho, como a praia e a Pedra da Guarita, a praia da Cal, os molhes de Torres e um passeio monitorado pelo Parque de Itapeva.

Um convite feito a algumas das principais personalidades do surfe gaúcho, como Tuca Gianotti, Evandro Gomes, Birica, Rodrigo ‘Pedra’ Dornelles e Ki Fornari, para visitar o Memorial do Surf de Torres, resultaram na informação de um professor de Escola de Surf na praia de Atlântida, em Xangri-Lá, que detém um vasto material da história do surfe riograndense, nacional e mundial.

Beto Diehl – Carlos Alberto Diehl, proprietário da Escola Gaúcha de Surf na praia de Atlântida, tem um vasto material histórico, tanto particular, quanto por doações e achados pelo litoral do estado e sul do Brasil. Beto tenta manter viva a memória do surfe gaúcho e o legado apresentado vai além de histórias contadas.

A pandemia veio, enxugando seu orçamento e o sonho de resgatar e mostrar a todos, cada pedaço de um quebra cabeças invejável, que ao longo dos anos e décadas, se torna cada vez mais obsoleto, mas imprescindível para marcar e contar a magnética de um estado que mostrou ao país e ao mundo, que faz parte integralmente, de algumas das melhores passagens do surfe nacional.

Rodrigo Dornelles e Ki Fornari – Entre tantos convites, o ex-Top da Elite Mundial da World Surf League (WSL), Rodrigo ‘Pedra’ Dornelles – único surfista gaúcho a estar no CT – e o comunicador Ki Fornari, conseguiram se juntar a empreitada para uma conversa importante no Memorial do Surf de Torres.

A prévia foi publicada no canal Surfemais.

Exit mobile version