Salvo do desmanche

Veículo elétrico para surfistas

Criada pela Kia, edição especial do Soul para Boardmasters traz conceito de veículo elétrico e sustentável.

0
Kia Soul Boardmasters Edition, o carro elétrico de temática surfe.

O Kia Soul elétrico pode não estar mais disponível nos Estados Unidos, mas ainda segue firme em lugares como a Europa. Do Reino Unido vem provavelmente o Soul EV que vimos em muito tempo: um conceito único chamado Boardmasters Edition.

Criado para destacar a parceria da Kia com o festival de surfe e música Boardmasters 2021, este Soul elétrico exclusivo é um carro de pré-produção “reciclado”, que foi salvo do desmanche para desfrutar o resto de sua trajetória na praia.

Pensado dentro da temática surfe, o exemplar único adota um visual robusto e musculoso. A mudança mais evidente é a altura de rodagem dramaticamente elevada, o que faz o Soul EV parecer um SUV. O projeto vem equipado com robustos ​pneus de rali montados em rodas de aço aro 16″ em branco brilhante no lugar das convencionais de alumínio de 17″.

Além disso, a suspensão totalmente independente agora apresenta novos adaptadores personalizados e amortecedores modificados, com aumento de 76 mm na altura para acomodar as novas rodas e pneus. A largura também aumentou ligeiramente e a geometria da suspensão foi ajustada para o novo padrão.

Como resultado dessas mudanças, a distância ao solo mais do que dobrou, passando de de 153 mm para 310 mm na dianteira e 320 mm na parte traseira.

Outras atualizações externas incluem os refletores LED Lazer ST4 Evolution montados no teto, rack de teto de aço customizado capaz de acomodar duas pranchas de surfe Tahe Bic Malibu 7ft9 e adesivos brancos brilhantes destacando as linhas do Soul EV e a pintura azul Netuno.

Há também um painel solar no teto que pode alimentar um minigeladeira ou outros aparelhos auxiliares como os refletores. Equipado com bateria de 12 V e inversor de rede, opera independentemente da bateria principal do carro, por isso não reduz a autonomia do veículo.

No interior, os bancos traseiros foram removidos e substituídos por decks de madeira, com outros acessórios exclusivos, incluindo um braço articulado para pendurar roupas úmidas e um banco de praia feito de madeira recuperada.

Embora a bateria de longo alcance de 64 kWh do carro base e o motor elétrico de 150 kW (201 cv) permaneçam intactos, a Kia avalia que as alterações feitas na edição Soul EV Boardmasters provavelmente afetarão o alcance elétrico oficial de 450 km do modelo padrão.

No entanto, graças à sua bateria de 64 kWh e motor eficiente, o carro Boardmasters Edition ainda deve oferecer maior autonomia do que alguns outros veículos elétricos por um preço semelhante ao Soul EV padrão para estrada.

Este Kia Soul exclusivo está sendo exposto no Boardmasters 2021, que vai de 11 a 15 de agosto em dois locais na costa Cornish, Reino Unido.

As informações são do site Inside EVs (tradução de Julio Cesar).