Fundador da Ocean Pacific

O adeus de Jim Jenks

Faleceu na Califórnia Jim Jenks, fundador da Ocean Pacific Apparel e grande empreendedor da indústria do surfe moderna.

1982 "Puttin' On My O.P." Ocean Pacific Clothes Jingle Commercial

No passado último domingo, dia 19 de março, faleceu Jim Jenks, com 83 anos. Jenks não só foi fundador da Ocean Pacific Apparel como transformou a marca numa peça-chave para a indústria, tendo ajudado a impulsionar o surfe profissional nos Estados Unidos.

A OP, que criou ligações entre o surfe, a moda, a arte e a música, abriu vários precedentes as portas para que outras marcas iniciassem o seu caminho na indústria. A OP começou como uma marca de pranchas nos anos 60, originalmente lançada por John Smith.

Foi Jenks que, em 1972, teve a ideia de passar para o mercado do vestuário. A sua contribuição para a indústria do surfe valeu o nome no Surfing Walk of Fame de Hungtinton Beach, em 2017.

“Quem era criança neste país, usavas calções da OP, esse era o dress code”, conta Gary Mykles, um dos parceiros da OP nos seus primórdios, sobre a influência da marca nos anos 70 e 80.

“Foi um estilo criado pelo Jim. As pessoas diziam que não íamos conseguir vender aquilo com este clima. E nós vendemos”. Allan Seymor, que trabalhou com a surf team e com eventos especiais da OP, referia-se aos calções como “um bilhete para um estilo de vida novo para todos”.

Eram calções inegavelmente práticos para os surfistas, mas o seu alcance foi além disso. “De repente, pessoas no Kansas usavamr calções da OP e t-shirts aloha, e as pessoas que faziam ski aquático iam para o lago com roupa da OP porque era tão prática”, conta Seymor. Antes da Quiksilver, antes da Vans, antes de tudo, a OP foi a primeira a ficar grande”.

A OP também tinha uma cultura de diversão dentro da empresa, que criou um impacto positivo nas pessoas que por lá passaram, como o filho de Jim Jenks, Junior. “A primeira lição era nos divertirmos, porque ele definitivamente divertia-se”, conta.

Para Greg Garrett, que trabalhou na OP durante os anos 70, “foi a melhor empresa” onde trabalhou. “Era pelas pessoas. Éramos uma verdadeira família”. Nina Vance, outra colaboradora da mesma época, repete as palavras de Garrett, acrescentando que “a empresa era incrível e divertida” – qualidades que atribui à liderança de Jim Jenks.

Descanse em paz, Jim Jenks, fundador da marca OP.

Uma marca que revolucionou o surfe

Em 1982, a marca inaugurou a competição OP Pro, que levou mais de 50 mil pessoas à praia, com inovações como a pontuação instantânea e a regra da prioridade. O surfista Peter Townend dizia que Jenks foi “crucial para o desenvolvimento do surfe nos Estados Unidos. As pessoas pensam na OP como uma marca de roupa, mas influenciou o surfe. O OP Pro, que celebrou o seu 40º aniversário no ano passado, foi o precursor do US Open of Surfing.

A nível pessoal, Seymor descreve Jenks como “um verdadeiro self-made man”, e realça a sua generosidade. “Ele ajudou muitas pessoas não só financeiramente mas na vida. Quando precisavam, ele estava lá”.

Fonte WWD

Exit mobile version