Longboard Tour na Califa

Phil focado para etapa

Phil Rajzman se muda para a Califórnia (EUA) e treina forte para a próxima etapa do Longboard Tour, a partir da próxima quarta-feira (3) em Huntington Beach.

0
Phil Rajzman treina para etapa decisiva do Mundial de Longboard, na Califórnia (EUA).Ju Martins
Phil Rajzman treina para etapa decisiva do Mundial de Longboard, na Califórnia (EUA).

Os melhores longboarders do mundo se encontrarão a partir da próxima quarta-feira (3), na 2ª etapa do World Surf League (WSL) Longboard Tour, em Huntington Beach, na Califórnia (EUA). Entre eles o carioca Phil Rajzman, que busca seu terceiro título mundial. O atleta está morando no Sul da Califórnia, perto de onde será a competição e lutará por um bom resultado para trazer mais um troféu ao Brasil.

“Há dois meses, desde que me mudei de San Diego para Newsport Beach, treino diariamente. Estou entendendo melhor as condições do mar, as variações de maré e ajustando o equipamento, meu modelo mais clássico, adequado ao critério de julgamento atual da WSL”, afirma Rajzman, que surfa com a prancha Blue Monkey, a mesma que usou na 1ª etapa do tour, na Austrália, e que ele mesmo produziu, como empresário deste ramo.

O atleta conta que começa os treinos pela manhã bem cedo. “Assim consigo pegar as frequências, todas as possíveis marés diferentes e prováveis de acontecer durante o tour”. Rajzman explica que as competições devem acontecer pela manhã, quando ocorrem as melhores condições das ondas para o surfe clássico e, também, um período de menos vento.

“Todas as tardes meu treino é fora da água. Junto com o treinador Raphael Romano faço exercícios funcionais para alongamento e com o meu preparador físico do Brasil, Eduardo Viana, faço treinos de fortalecimento muscular importantes para desenvolver mais o surfe”, afirma o bicampeão mundial (2007 e 2016).

Em Huntington Beach, ele já participou do ISA Games – International Surfing Association -, em 2009, valendo título mundial e ficou entre os Top 5. “A praia da competição, por ser um fundo de areia, chega a ter ondas similares as do Brasil. São ondas irregulares, que não têm um pico certo. Um píer no meio da praia favorece a formação das ondas, em alguns momentos ondulações laterais muito similares as ondas de Búzios, onde eu moro no Brasil durante boa parte do ano. Então, me sinto de certa forma confortável nessa próxima etapa e, também, visando a 3ª etapa principal de Malibu, que vale mais pontos”, explica.

O Campeonato Mundial de Longboard nessa temporada tem três etapas. As duas primeiras, a que já aconteceu em Manly Beach/Austrália (em junho) e essa próxima em Huntington Beach (entre os dias 3 e 7 de agosto), valem, cada uma, até 5.000 pontos no ranking. Na etapa final, em Malibu/Califórnia (3 a 13/10) estarão em jogo 10.000 pontos aos vencedores. Os títulos mundiais serão concedidos à mulher e ao homem melhor classificados, com base em seus dois melhores resultados nos três eventos. As competições são disputadas por 20 longboarders na categoria masculina e 20 na feminina.

Rajzman está há 25 anos na elite e foi o primeiro brasileiro a conquistar um título mundial no surfe nos pranchões. Na 1ª etapa, na Austrália, Rajzman foi eliminado (por menos de um ponto), nas oitavas de final, pelo atleta inglês Ben Skinner, também veterano. A bateria dele foi considerada pela WSL a “batalha das potências do Longboard Tour”. Rajzman está em nono lugar no ranking 2022.

A competição está sendo transmitida ao vivo pelo site da WSL, aplicativo da WSL e YouTube da World Surf League.