Cultura Long Festival

Pranchões entram em cena

Evento que define os campeões brasileiros de longboard, Cultura Long Festival dá a largada na paradisíaca Jericoacoara (CE).

0

Teve início na última quinta-feira (10) o Jericoacoara Cultura Longboard Surf Festival, o Campeonato Brasileiro de Longboard 2020, que rola nas paradisíacas ondas de Jericoacoara (CE) até este domingo (13). O evento reúne os principais representantes dos pranchões no País, como Chloé Calmon, medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2019, e Phil Rajzman, bicampeão mundial.

Os trabalhos tiveram início logo nos primeiros raios de sol, com o Desafio da Pedra Furada. A remada reuniu diferentes modalidades no monumento geológico mais famoso de Jericoacoara. Canoa havaiana, SUP, e claro, longboards saíram da Pedra Furada em direção à área de competição, dando início às ações do evento.

Na sequência, o organizador da competição Marcelo Bibita deu as boas-vindas a todos os competidores no Ritual das Águas Auêra-Auára, cerimônia em que todos os participantes assumem o compromisso de cuidar das águas do Planeta e do meio ambiente como um todo. A celebração possui características que combinam a cultura havaiana com a tradição indígena Manauara e Tremembé.

Competidores na Água

Após o Ritual das Águas, as baterias tiveram início com as categorias Infantil e Iniciante Masculino e Feminino com as novas gerações do longboard cearense e brasileiro dando um verdadeiro show de surfe. Destaque para a surfista local Monique Melo, que levou a torcida à loucura ao vencer a categoria Iniciante e se tornar a campeã brasileira 2020 da categoria. Ainda entre as mulheres a campeã da categoria Infantil foi Jamile Araújo.

Entre os homens, os campeões do primeiro dia de competições foram o cearense Galvão, com José Arteiro faturando a categoria Infantil.

Encerrando o dia com chave de ouro, alguns dos principais astros presentes no evento participaram de um debate com o tema Clássico ou Progressivo, onde Phil Rajzman, Danilo Mulinha, Jefson Silva e Eduardo Bagé expuseram suas opiniões e compartilharam suas experiências sobre as tendências do longboard mundial.

Profissionais entram em cena

Nesta sexta-feira (11) os primeiros a cair na água serão os competidores da Profissional, que prometem um show de manobras clássicas e progressivas no segundo dia do Brasileiro de Longboard de Jericoacoara.

O evento é transmitido ao vivo.

Jericoacoara Cultura Longboard Surf Festival 2020

Resultados do primeiro dia

Iniciante

1 Galvão
2 Gabrielzinho
3 João Castanho
4 Luca Caponera

Iniciante Feminino

1 Monique Melo
2 Aline Adsaka
3 Patrícia Orlowska
4 Natália Viana

Infantil

1 José Arteiro
2 Gabriel da Silva
3 Ravick
4 Matheus da Silva

Infantil Feminino

1 Jamile Araújo
2 Sofia Gabriela
3 Lanai Thompson
4 LeeLoo AwaBlue