Cultura Longboard

Festival agita Jericoacoara

Válido pelo Circuito Brasileiro da CBSurf, Cultura Longboard Festival reúne a nata dos pranchões em Jericoacoara (CE).

0
Nativo de Jericoacoara, Antonio Victor defende o título do evento.

Válida pelo Circuito Brasileiro, a quinta edição do Jericoacoara Cultura Longboard Festival acontece entre os dias 22 e 24 de maio na internacionalmente famosa Praia de Jericoacoara (CE).

Nomes de peso como o bicampeão mundial Phil Rajzman, além dos atuais campeões brasileiros Atalanta Batista e Wenderson Biludo, já confirmaram presença. A previsão é de boas ondas e um show de manobras clássicas.

As categorias em disputa são Pro/Am Masculino, Pro/Am Feminino, Júnior, Master, Legends, Super Legends, Open Feminino e Open Masculino. Também haverá baterias especiais para as crianças da comunidade de Jeri.

A premiação da categoria Profissional será composta por R$ 10 mil em dinheiro, sendo R$ 5.mil para cada categoria. A etapa distribui 1.000 pontos no ranking brasileiro da CBSurf 2019. Todos os finalistas receberão também troféus e kits da marca Pena.

Nas categorias amadoras, a premiação inclui longboards da Flora Surfboards e quilhas da marca He’e Nalu. Todos os finalistas receberão troféus e kits da marca Pena e nas categorias femininas, joias da Cajú Pratas.

As inscrições estão se esgotando. Para saber mais, entre em contato pelo telefone (85) 98125-7191.

Cartaz do Jericoacoara Longboard Festival 2019.

Sobre o evento O Jericoacoara Cultura Longboard Festival nasceu de uma semente plantada ainda na década passada, precisamente em 2007, pelos surfistas Alexandre Nocrato e Miller Chicarone, ao convidarem Marcelo Bibita para coordenar o 1º Festival de Longboard em Jericoacoara.

A brincadeira acabou amadurecendo na inquieta mente de Bibita, que em 2016 retomou o Festival, ainda tímido, mas já com boa produção e vários colaboradores como a Jeri Aqua Sports, Pousada Casa do Ângelo, Club Ventos, dentre outros, que acreditaram no projeto de reunir os amigos e fazer um campeonato nas extensas e perfeitas ondas de Jeri.

Contudo, depois de realizar a terceira edição do Festival, Bibita, após sagrar-se campeão brasileiro em 2016, recebeu um convite e foi representar o Brasil no maior festival de longboard do mundo, o Noosa Longboard Festival, na Austrália. E foi lá que, após vivenciar aquele mundo de novidades, ele decidiu arregaçar as mangas, convidar os amigos e apresentar a Praia de Jericoacoara para o mundo como um destino para os amantes dos pranchões.

“Quando estava na Austrália, percebi que Jericoacoara tinha potencial de sobra para receber um festival daquele tamanho. Contudo, precisava convencer muitas pessoas, fazer grandes articulações, correr atrás de patrocinadores e ainda ter de convencer alguns colaboradores do potencial de ondas de Jeri, pois para muitos no paraíso só tinha lugar para kite e windsurf”, declara Bibita.

Mas, o maior legado deste projeto está no engajamento da comunidade do surfe de Jericoacoara. Uma nova geração se formou a partir destes eventos, do contato com esses grandes atletas e com novos equipamentos, além de que, durante o Festival são feitas ações de conscientização a respeito do descarte do lixo e a retirada de resíduos do mar e da praia, exposição artística, shows com bandas e DJ’s, oficinas, palestras, atividades holísticas, dança, capoeira, além de muitas ativações, como o Ritual Auêra-Auára Jericoacoara, onde todos os participantes se reúnem para ratificar o compromisso de cuidar das águas do planeta.

Outro ponto positivo tem sido a revelação de talentos que foram descobertos e apresentados ao Brasil através do evento, como aconteceu ano passado com o campeão da profissional, Vitinho. Nativo de Jeri, o atleta impressionou os presentes e não se intimidou com os adversários notadamente mais experientes conquistando o lugar mais alto do pódio e passando a figurar em outros pódios, tanto no Ceará, como em outros estados do Brasil.

O Pena Apresenta V Jericoacoara Cultura Longboard Festival conta com o patrocínio de Fortcasa. Apoio: Club Ventos, Vila Kalango, Hurricane Jeri, Sorveteria Gelato e Grano, Star Hotel, Casa de Pedra Sorvetes Artesanais, Hotel Jeri, Blocos Teccel, D’Cofibras, Aldeia Jeri, Mako Soluções Industriais, Konibaa, Creperia Naturalmente Jeri, Xavi Surf School, Brazinco, Rumbora Turismo, Flora Surfboards, Caju Pratas, Um Corre Films, Collection Longboards, Ticowind Jeri, Sattva Centro Holístico, Coral Negro Jeri, Pizzaria Lilás de Lila, He’e Nalu, Jeriaqua Sports, Restaurante D. Amélia, Arara Beach Club Jeri, Restaurante Pimenta Verde, Pousada Bella Jeri, Pousadas Do Véio, Cabana Chic Jericoacoara, Juventude Familiar, Pousada Dadani, Jericó, Zé Patinha, Solar da Malhada, Aqua, Ibirapuera, Surfing Jeri, Myo Tatoo e Jeri Longboard Club. Apoio Institucional: Governo do Estado do Ceará, Prefeitura Municipal de Jijoca de Jericoacoara, Secretaria de Esporte, Cogetur, Setma, Abrace Jeri e ICMBio. Homologação: CBSurf e FSEC. Divulgação: Diário do Nordeste, Revista Beach Show, Surfguru, Waves e Canal Woohoo. Realização: Auêra-Auára Produções e Eventos.