Bailarinas do Mar

O balé clássico nas ondas

Bailarinas do Mar é um projeto idealizado pela carioca Jasmin Avelino, bióloga que também é bicampeã brasileira de longboard.

0

A carioca Jasmim Avelino tem 26 anos, é bicampeã brasileira de longboard
profissional (2017 / 2019) e também é bióloga. A história no surfe começa cedo, aos 9 anos, incentivada pelo pai e pela irmã, ambos longboarders.

Aos 12, estréia nas competições e desde então o surfe se torna parte de sua vida. Com o passar do tempo, concilia o esporte com os estudos e o trabalho, concluindo o curso de Biologia.

Mesmo com dois títulos nacionais, o que move Jasmim no esporte nunca foi a rivalidade ou ser melhor que alguém. Ela sempre viu o surf como uma forma de expressão corporal, em que cada praticante deve decidir o equipamento e que estilo seguir, buscando uma perspectiva mais livre e leve.

Por muitos anos vivenciando a falta de incentivo à categoria, principalmente para o feminino, seu maior objetivo se tornou incentivar o surfe feminino de longboard pelo Brasil, levando por onde passa o que a modalidade tem de melhor a oferecer: a verdadeira essência do surfe, sua leveza e plasticidade, por meio do estilo clássico, original, trazendo delicadeza para as ondas.

E assim, nasceu a Bailarinas do Mar, sua principal fonte de trabalho atualmente, através das aulas de surf e viagens conciliando com as competições nacionais e internacionais.
O projeto busca apresentar às mulheres de todos os lugares, classe, cor e idade, que o surfe pode ser muito mais que um esporte radical, resumido em aéreos ou ondas grandes.

O projeto Bailarinas pretende mostrar que o surfe pode ser diversão e evolução sem ser sinônimo de prancha pequena, e sim, quanto maior, melhor!

Com isso, fundada em 2019, Bailarinas envolve aulas de surfe focadas no longboard, workshops e surf trips, já com seis edições realizadas entre o sudeste e nordeste, inscrições esgotadas em menos de dois dias em todas as edições. E para o ano de 2022, pós-pandemia, um calendário recheado de eventos nacionais e internacionais está por vir. Aguardem!

Para obter mais informações acesse o Instagram Bailarinas do Mar. Confira mais vídeos no canal Stone House.