Onda Rosa

Menos rivalidade, mais inclusão

Evento Onda Rosa fomenta participação de meninas em campeonatos na praia de Stella Maris (BA), nos dias 6 e 7 de novembro.

0
Evento busca fomentar surfe feminino.Gabriela Simões
Evento busca fomentar surfe feminino.

A Praia de Stella Maris, em Salvador (BA), recebe o evento Onda Rosa entre os dias 6 e 7 de novembro. A Associação Baiana de Surf Feminino (Absurfe) promove o evento com o objetivo de atrair mais meninas para os campeonatos de surfe. De acordo com pesquisas feitas pela associação, meninas não dão tanta importância às rivalidades quanto os meninos, portanto poucas decidem vestir a lycra.

Então, a associação propõe um formato diferente das provas tradicionais, tentando minimizar a competitividade que existe em baterias atleta a atleta. Todas as inscritas cairão no mar em duas baterias. No final, vence a que somar o maior número de pontos.

Com este formato, a Absurfe espera atrair mais meninas. “As meninas serão divididas em categorias, com baterias de 15 minutos, com quatro atletas. Serão computadas as duas melhores notas em cada bateria e somadas para obtenção do resultado final e a formação do ranking. Vamos priorizar a coletividade. Dessa maneira, ninguém perde”, explica Carla Circenis, pioneira do surfe na Bahia e organizadora do evento.

Haverá disputas nas categorias Estreantes e Open nas modalidades Short Board, Longboard, Bodyboard, Sub 14 Estreantes e Open Kids. Clique aqui para se inscrever.