Pietra Sara

Talento de Camburi

Aos 12 anos, Pietra Sara desponta no litoral norte paulista.

0
Pietra Sara busca apoio para participar de competições nacionais.

Local da praia de Camburi, jovem surfista Pietra Sara, 12, é uma das novas revelações do surfe feminino no litoral norte paulista.

“Eu sabia que queria ser uma surfista desde o meu primeiro dia na praia da Baleia, quando eu tinha 5 anos de idade. Passei pelo ballet, jiu-jitsu, dentre outras atividades, mas o surfe falou mais alto dentro de mim”, diz.

Segundo ela, as dificuldades são muitas no início de carreira, como a falta de patrocínio. Porém, com muito talento e esforço, ela vem conseguindo espaço graças também ao apoio que recebe da família.

Depois de começar nas marolas, em pouco tempo ela participou de campeonatos regionais nas categorias de base, até chegar às competições amadoras seletivas.

“Na qualidade de principal apoiador, ou seja ‘paitrocinador’, eu não tinha a menor noção do que viria pela frente”, diz Neno Roncarati, pai da atleta e um dos mais tradicionais surfistas locais de Camburi, ao se referir sobre os custos para manter uma atleta em atividade.

Pietra ao lado do ídolo e também goofy Gabriel Medina.

Além dos custos de inscrição, há outras dificuldades, como valores que incluem despesas com pranchas e acessórios, bem como despesas de viagens, alimentação, etc, sem contar as despesas do acompanhante, justamente o pai. Diante deste quadro, nem sempre é possível para a atleta participar de todos os eventos que gostaria.

“Um exemplo é o circuito Pro Júnior, que passa por algumas cidades do Brasil e que precisa de deslocamento de avião, carro, encarecendo demais o ano de competições. Os custos são muito elevados, e por isso necessito de apoio e da participação de amigos e familiares, além de adoradores do surfe para dar continuidade ao projeto de ser uma atleta de ponta no futuro”, explica.

“Agradeço a aqueles que puderem participar do meu caminho para me aperfeiçoar como atleta do surfe competitivo, e que possam contribuir com os custos deste sonho”, diz Pietra.  “Já tenho alguns apoiadores que me ajudam bastante: Core Training (treinamento funcional duas vezes por semana, Gue Pro Equipamentos de Surf (quilhas e acessórios), Raízes Surf Shop (inscrições nos campeonatos regionais), F Lucas Pranchas (desconto em pranchas), Maui Papéis (apoio em dinheiro), Prateleiras Online e Aloha Bordados (vestuário)”, finaliza.

Para participar da vaquinha virtual basta depositar um valor mínimo de R$ 25. Para acompanhar a rotina da atleta, siga o perfil @pietra_sara02 no Instagram.

Ficha Técnica

Nome Pietra Sara Vetturi Roncarati
Nascimento 21/02/2007
Local de nascimento São Paulo
Posicionamento Goofy
Treinador Robson Santos
Treinamento funcional Alexandre Core Training
Atividades Natação, inglês, yoga, stand up paddle e mergulho
Altura 1,52
Peso 45kg