Super Girl Pro

Tati manda bem

Tatiana Weston-Webb é vice-campeã de duplas no Super Girl Pro em Oceanside, Califórnia (EUA).

0
Tatiana Weston-Webb encaixa o frontside nas direitas do Píer de Oceanside.

As ondas subiram no último domingo em Oceanside (4) e as meninas deram um show para decidir os títulos do evento especial da WSL, Nissan Super Girl Surf Pro, no sul da Califórnia (EUA).

No último dia, rolaram três fases de quatro confrontos entre as duplas e a da gaúcha Tatiana Weston-Webb com a havaiana Brianna Cope, terminou como vice-campeã. A definição da melhor dupla aconteceu na bateria que abriu a terceira fase, com Lakey Peterson e Caitlin Simmers superando Caroline Marks e Zoe Benedetto, para vestir as capas de Super Girl no alto do pódio.

As campeãs ajudaram o time da Califórnia a vencer o do resto dos EUA na competição por equipes. Este título foi decidido na última bateria do domingo, quando Sage Erickson e Tia Blanco derrotaram a dupla da tetracampeã mundial Carissa Moore.

“Quando eu recebi o convite pra competir nesse evento, eu logo respondi que com certeza sim, porque quanto mais tempo competindo, melhor pra mim”, diz Tatiana Weston-Webb.

“Eu queria muito fazer isso, porque esse ano foi bem difícil ficar sem competir. Esse evento foi bem especial, com este formato diferente. Foi bem legal de participar junto com a Brianna (Cope), me diverti muito e, nossa, colocar a lycra de novo foi super bom pra mim. Já estava esquecendo o quanto eu amo competir e vamos que vamos para o ano que vem”.

Condições melhoram no segundo e último dia de prova.

A dupla formada pela brasileira Tatiana Weston-Webb e a havaiana Brianna Cope, que moram na ilha Kauai, salvou a pátria do time dos EUA na primeira rodada de quatro baterias. Com a onda que surfou no último minuto, Tatiana pulou para o primeiro lugar e virou o placar para 21.19 a 19.96 pontos da dupla de Sage Erickson e Tia Blanco. O resultado das baterias somava as duas notas mais altas de cada surfista. Nas duas primeiras fases, cada vitória marcava 2 pontos para a equipe e para a dupla, mas a terceira e última foi decisiva por valer 4 pontos.

Na segunda fase, Tatiana também surfou bem, com seu ataque vertical de backside numa boa direita arrancando 8.83 dos juízes. Só que Lakey Peterson tinha destruído uma esquerda igualmente de backside para receber nota 9.00 e vencer a bateria por 15.97 pontos. A gaúcha ficou em segundo com 13.76 e sua parceira de dupla, Brianna Cope, em quarto com 10.54, atrás da jovem Caitlin Simmers com 11.83. Esse confronto apresentou a pontuação total mais alta da competição por duplas, 27.80 para Lakey e Caitlin, a 24.30 da brasileira.

Decisão dos títulos Na rodada inicial, a dupla de Tatiana e Brianna foi a única do time do resto dos EUA a ganhar, contra três vitórias da equipe da Califórnia. Com estes resultados, o placar ficou empatado em 11 a 11 pontos. Na segunda fase, o fato se repetiu, com apenas um triunfo dos EUA, de Zoe McDougall e Gabriela Bryan, sobre Alyssa Spencer e Samantha Sibley, com a equipe da Califórnia abrindo uma vantagem de 17 a 13 pontos. Mas, ficou tudo para ser decidido na última fase, quando cada vitória valia 4 pontos.

Ela já começou definindo qual dupla seria campeã, da Caroline Marks com Zoe Benedetto que terminou o sábado em primeiro lugar, ou da Lakey Peterson com Caitlin Simmers. Nas disputas individuais do primeiro dia, Caroline Marks ganhou o título da chave das atletas do World Surf League Championship Tour, na final contra Tatiana Weston-Webb. E Caitlin Simmers venceu a decisão das surfistas do WSL Qualifying Series com Zoe Benedetto.

Caitlin Simmers e Lakey Peterson levam a melhor nas duplas.

As duas jovens promessas do surfe norte-americano estavam juntas de novo e Caitlin Simmers, que é local de Oceanside e tem só 14 anos, surpreendeu com seu ataque de backside nas esquerdas, largando na frente com notas 7.50 e 6.00. Ninguém conseguiu lhe tirar a vitória e Caroline Marks pegou o segundo lugar com um 5,37 na metade da bateria.

Já Lakey Peterson ficou com a prioridade de escolha da próxima onda até o último minuto e pegou uma boa esquerda que rendeu uma série de cinco manobras. Ela ganhou nota 7.07 para fazer uma dobradinha vencedora com Caitlin e confirmar o título das duplas por 25.30 a 18.70 pontos.

“Hoje (domingo) foi muito divertido, com as ondas subindo cada vez mais no decorrer do dia e a Caity (Simmers) foi me dizendo aonde ir com seu conhecimento local”, contou Lakey Peterson. “Acho que foi bom para a competição, as surfistas poderem pegar muitas ondas boas o dia todo. Estou feliz pelo título e vejo um futuro muito brilhante para a Caity. Acho que ela é um novo fenômeno e todo mundo pôde ver isso hoje aqui”.

“Eu estava muito nervosa por fazer dupla com a Lakey (Peterson), porque ela é muito boa, mas é uma pessoa muito legal”, disse Caitllin Simmers, radiante no meio de tantas estrelas do CT. “Foi muito bom ver tanta gente me apoiando aqui, mas isso me deixou um pouco nervosa. Eu tentei só ir lá e surfar o meu melhor, então estou feliz por ter vencido o título de duplas e por conseguir minha primeira capa de Super Girl em casa”.

Título por equipes Com esta vitória, a dupla da Lakey e Caitlin atingiu imbatíveis 11 pontos, contra 9 da Caroline e Benedetto. Além disso, aumentou a vantagem do time da Califórnia para 21 a 13 pontos. Para ser campeã, a equipe do resto dos EUA teria que vencer as três últimas baterias do Nissan Super Girl Surf Pro.

Courtney Conlogue é uma das Tops que participaram do evento especial.

Na disputa seguinte, Tatiana Weston-Webb brilhou novamente e somou notas 7.00 e 6.50 para vencer. Sua parceira, Brianna Cope, ficou em terceiro, com as duas totalizando 23.20 pontos para garantir o vice-campeonato na competição por duplas. Suas adversárias, Alyssa Spencer e Samantha Sibley, só somaram 17.06 e o placar das equipes ficou em 21 a 17 pontos para a Califórnia.

Na terceira bateria, a dupla das californianas Courtney Conlogue e Meah Collins era favorita para confirmar o título. Mas, a havaiana Gabriela Bryan fez a diferença, surfando muito forte uma boa onda que valeu 8.33, para vencer por 14.16 pontos. Apesar do ataque das duas oponentes nos minutos finais, Gabriela e Zoe McDougall marcaram mais 4 pontos para os EUA, empatando a batalha em 21 a 21. A decisão então ficou para a última bateria, com as havaianas Carissa Moore e Vaihiti Inso enfrentando Sage Erickson e Tia Blanco.

Vitória e derrota A tetracampeã mundial, Carissa Moore, não tinha vencido nenhuma bateria em Oceanside ainda e largou na frente, porém com duas notas baixas. Depois, foi ultrapassada por Sage com notas 7,23 e 4,50 e por Tia Blanco com 5,67 e 5,60. Faltando 10 minutos para o término, Carissa consegue um 5,93, só que sua parceira, a mais jovem do evento com apenas 13 anos, não ajudava e terminou com 4,40 pontos nas duas ondas.

Quando restavam 3 minutos, Carissa enfim mostra seu surfe de campeã mundial numa esquerda com três manobras fortes, executadas com pressão e velocidade. Os juízes deram nota 9,63 e ela venceu a bateria por 15,56 pontos. Mas, não conseguiu evitar a derrota da sua dupla por 23,00 a 19,96 e a equipe da Califórnia se sagrou campeã por 25 a 21 pontos.

“Meu Deus, a Tia (Blanco) foi incrível sob pressão, fez uma onda muito boa tão perto de mim e fiquei muito feliz por ela conseguir garantir nossa vitória”, disse Sage Erickson, bicampeã no Super Girl Pro em 2012 e 2014. “A Carissa (Moore) não vinha conseguindo surfar bem nesse evento e sabíamos que ela gostaria de obter alguns high-scores (notas altas) na última bateria. Infelizmente, deixei aquela onda do 9,63 dela passar porque tínhamos a prioridade (de escolha da onda), mas deu tudo certo (risos) e nosso time venceu”.

Nissan Super Girl Surf Pro 2020

Resultados

Competição por equipes

Time Califórnia – 24 pontos

– Lakey Peterson (EUA)
– Courtney Conlogue (EUA)
– Sage Erickson (EUA)
– Alyssa Spencer (EUA)
– Samantha Sibley (EUA)
– Tia Blanco (PRI)
– Meah Collins (EUA)
– Caitlin Simmers (EUA)

Time Resto dos EUA – 21 pontos

– Carissa Moore (HAV)
– Caroline Marks (EUA)
– Tatiana Weston-Webb (BRA)
– Gabriela Bryan (HAV)
– Zoe McDougall (EUA)
– Brianna Cope (HAV)
– Zoe Benedetto (EUA)
– Vaihiti Inso (HAV)

Competição em duplas

1: 15 pontos – Lakey Peterson e Caitlin Simmers
2: 10 pontos – Tatiana Weston-Webb e Brianna Cope
3: 9 pontos – Caroline Marks e Zoe Benedetto
4: 6 pontos – Sage Erickson e Tia Blanco
4: 6 pontos – Zoe McDougall e Gabriela Bryan
6: 4 pontos – Courtney Conlogue e Meah Collins
7: 3 pontos – Alyssa Spencer e Samantha Sibley
8: 1 ponto – Carissa Moore e Vaihiti Inso