Neutrox Weekend

Nicole foca no Pan-Americano

Em ritmo de preparação para os Jogos Pan-Americanos de Lima, Nicole Pacelli é uma das grandes atrações do Neutrox Weekend a partir desta sexta-feira (7) em Itacaré (BA).

0
Nicole Pacelli treina forte nos tubos de Maresias.

Em ritmo intenso de preparação para buscar uma inédita medalha nos Jogos Pan-Americanos de Lima, a campeã mundial de SUP Wave Nicole Pacelli é uma das grandes atrações no Neutrox Weekend, neste final de semana na paradisíaca Itacaré, no litoral baiano.

O evento exclusivo para mulheres será realizado de sexta-feira a domingo (7 a 9) na Praia da Tiririca, reunindo atletas do surfe, em mais uma etapa do Brasileiro, e do SUP, ambas com premiação em dinheiro.

Campeã mundial de SUP Wave duas vezes em 2013, tanto no APP World Tour, quanto no ISA World SUP Championship, e novamente indicada esse ano ao prêmio da maior onda surfada por uma mulher pela World Surf League (WSL), com uma montanha de água impressionante em Jaws, no Havaí, Nicole é um dos ícones feminino e agora chega a mais um importante desafio. No final de julho representará o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Lima, com chances reais de medalha, nas ondas de Punta Rocas.

“Estou confiante! Meu objetivo é conseguir uma medalha para o Brasil. Esse vai ser o maior evento da história do SUP até agora e fico muito honrada de poder representar o nosso País em uma disputa dessa importância”, destaca. “Quando eu comecei, há mais de dez anos, nunca pensei que o SUP estaria no ciclo olímpico. Fico muito feliz de fazer parte dessa história”, diz a surfista.

Antes de buscar a medalha, Nicole estará em Itacaré, prestigiando o evento da Neutrox, sua patrocinadora, e de quebra, ainda poderá competir em sua modalidade. “Vai ser a primeira vez que o SUP estará no Neutrox Weekend em Itacaré e estou super animada porque nunca competi lá. Eu nunca surfei na Tiririca, também será a primeira vez e a onda parece cavada e rápida, mas eu gosto”, afirma

Destemida em Jaws: atleta foi uma das finalistas do Big Wave Awards, o Oscar das ondas gigantes.

“Acho que será um bom treino para o Pan, o melhor treino para um campeonato é correndo baterias e o Neutrox Weekend vai ser a minha última competição antes de embarcar para o Peru”, conta a atleta de 28 anos, que também acumula cinco títulos brasileiros na categoria.

Como uma das “embaixadoras da marca”, Nicole faz questão de ressaltar os diferenciais do Neutrox Weekend, que está em sua terceira temporada seguida, a segunda vez em Itacaré. “É um evento único! A Neutrox é um grande exemplo para todas as marcas do Brasil, ela realmente acredita no esporte e investe no surf feminino!”, exalta a atleta, também evidenciando o apoio às competidoras, incluindo tops do Mundial como Silvana Lima e Chloé Calmon.

“Patrocina surfistas que realmente vivem do esporte e precisam de suporte para ir atrás de títulos mundo afora representando nosso País. Além disso, dá valor para as três categorias da mesma forma, o surf, o longboard e o SUP. É muito difícil ver isso no nosso País, ainda mais no esporte feminino. Acho que se as marcas seguissem o exemplo da Neutrox, a situação do surf feminino no Brasil estaria muito melhor”, constata.

Ondas gigantes Filha e namorada de conhecidos big riders, Nicole não só se destacou no SUP Wave como nas ondas gigantes. A primeira influência veio do pai, Jorge Pacelli, e depois ganhou consistência com o companheiro de vida e aventuras no mar, Lapo Coutinho. O sonho é se dedicar integralmente a enfrentar ondas gigantes e participar do Circuito Mundial da modalidade. A carreira vai sendo bem encaminhada, tanto que já foi finalista do prêmio máximo, O Big Wave Awards, organizado pela WSL.

Nicole acumula várias temporadas no North Shore de Oahu, Havaí.

Em 2017, de melhor performance feminina e esse ano, finalista em duas categorias, da maior onda surfada por uma mulher, ficando em segundo lugar e novamente melhor performance. “Eu sempre gostei de ondas grandes, no começo foi por influência do meu pai e depois acabei me identificando. Foi algo natural. Mas eu comecei a me dedicar mais depois do primeiro campeonato feminino da WSL, em Jaws. Queria participar daquele evento de qualquer jeito e uma forma de ser convidada era estar no Big Wave Awards”, lembrou.

“Então comecei a me focar mais e fui indicado para o prêmio em 2017, conseguindo a vaga de alternate. Fui chamada também no ano seguinte, 2018, mas estava competindo um campeonato de SUP na China, e não pude participar. Aí, fui focada para o Havaí para entrar no Big Wave Awards 2019 e garantir minha vaga no próximo evento. Acabou que fui finalista em duas categorias, “maior onda surfada por uma mulher” e “melhor performance feminina”. Dessa vez, quando eu for chamada para o WSL Big Wave World Tour, vou de qualquer jeito (risos)”, anuncia.

Ranking brasileiro Na disputa de SUP, as atletas participantes disputarão a premiação de R$ 3 mil. Já no surfe, serão R$ 15 mil no total, além dos pontos no ranking da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp), que oficializa o evento. Esse ano, o Neutrox Weekend terá duas etapas, com a final na Praia da Barra, no Rio de Janeiro.

Junto com as competições, o encontro na Praia da Tiririca terá muitas atrações abertas ao público e gratuitas, com aulas de yoga, muay thai e zumba e também ativações com projetos sociais e ambientais como o Recicla Itacaré e a neutralização do carbono emitido durante a produção e execução do evento, através da compensação de CO2 dentro do programa da Sustainable Carbon, empresa especializada no segmento.

Surfista também é uma das embaixadoras da Neutrox.Lapo Coutinho
Surfista também é uma das embaixadoras da Neutrox.

O Neutrox Weekend é uma realização da Abrasp, com patrocínio da Neutrox. A etapa de Itacaré tem o co-patrocínio de Ecoporan Hotel Charme Spa & Eventos e apoios da Prefeitura de Itacaré, Federação Baiana de Surf e Associação de Surf de Itacaré.