Challenger Series

WSL anuncia mudanças

World Surf League altera número de participantes nas etapas do Challenger Series e aumenta premiação para a temporada 2023.

0
Etapa do Challenger Series 2022 em Manly Beach.

Nesta terça-feira (9) a WSL anunciou mudanças no circuito Challenger Series, que dá acesso à elite do surfe mundial. O número de atletas por etapa, a premiação e as regras de participação sofreram mudanças e começarão a valer no ano de 2023.

A categoria masculina, que atualmente tem 96 participantes por etapa, terá 80 no próximo ano. Entre as mulheres, o número de vagas cai de 64 para 48. A partir de 2023 os surfistas da elite não serão mais obrigados a competir em dois eventos por temporada, porém eles ainda podem solicitar vagas. Segundo a WSL, com a diminuição de surfistas, as disputas terão mais chances de serem realizadas nas melhores condições das janelas dos eventos.

As vagas serão distribuídas da seguinte forma:

– 12 homens e 7 mulheres do CT que foram cortados;

– 10 homens e 5 mulheres do ranking do Challenger Series do ano anterior;

– 3 homens e 2 mulheres do CT que não se reclassificaram para o CT ou para a Challenger Series;

– 49 homens e 30 mulheres das sete regiões da WSL (APAC, Ásia, África, EuropO, Havaí / Taiti, América do Norte e América Latina);

– 2 campeões mundiais da categoria júnior e

– 5 convidados masculinos e 3 femininos por evento.

A premiação, que é igual para homens e mulheres, será aumentada, porém a WSL ainda não deu detalhes, o que ficou de fazer mais à frente.