Brasileiro Feminino

Gabriela cava espaço

Nascida em Campinas e radicada em Ubatuba, Gabriela Cury é um dos destaques locais do Circuito Brasileiro Feminino em Itamambuca (SP).

Gabriela Cury vem obtendo bons resultados nos eventos das categorias de base no litoral paulista.

Um dos grandes objetivos do Circuito Brasileiro de Surf Feminino é revelar e fortalecer o trabalho de base, visando um futuro promissor da categoria que vem ganhando novo fôlego.

O campeonato criado por Wiggolly Dantas há cinco anos tem como destaque os títulos da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp) na Pro Adulto e Pro Júnior, mas nunca deixa de dar atenção total às atletas mais jovens.

A etapa decisiva está confirmada para os próximos dias 18 a 20 de outubro, novamente na Praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP), e a nova geração terá disputas da Sub 10 a Sub 16 entre as amadoras. Uma das atletas que buscam seu espaço será Gabriela Cury, que nasceu em Campinas, foi morar no litoral para ter mais qualidade de vida e agora se dedica ao surfe, surgindo com uma das promessas da nova geração.

A surfista de apenas 12 anos acaba de sagrar-se vice-campeã do Circuito Ubatuba Pro Surf, tanto na sua faixa etária, quanto na Sub 18. Nos dois últimos anos, ela chegou perto da final e agora espera garantir seu lugar na decisão. Em 2017 foi a quinta colocada na Sub 10 e ano passado repetiu a posição na Sub 12. “Minha expectativa é tentar fazer a final dessa vez. Esse campeonato é muito legal. Tem várias meninas de todo o Brasil e isso me faz querer evoluir cada vez mais”, diz Gabi.

Surfando há três anos e meio, ela conta da paixão pelo esporte e também seus sonhos. “Minha família queria que eu praticasse um esporte. Então fiz natação, balé, futebol, mas o que eu amei foi o surfe. Me inspiro muito no surfe da Tati (Weston-Webb) e da Silvana (Lima), mas amo o surfe do Filipe Toledo, do Gabriel Medina e do Wiggolly Dantas. Quero evoluir e, quem sabe, um dia chegar no CT”, revela.

Jovem atleta tem o apoio da família para evoluir no esporte.

Para melhorar, os treinos são diários e complementados com natação e apneia. “Treino na academia Água e Vida. Minha vó, Patrícia, era treinadora de natação e me incentiva muito. Os treinos dependem da ondulação. Podem ser Itamambuca, Praia Grande, Vermelha. Meu técnico, Cris Rebert, é quem escolhe, mas treino todos os dias”, conta a atleta, agradecendo a mudança radical de vida.

“Nasci em Campinas e vim para Ubatuba aos 7 anos. Viemos em busca de uma qualidade de vida melhor, pois aqui me sinto mais livre”, ressalta. “Temos muito a agradecer à família Dantas, pelo apoio ao surfe feminino. É muito importante”, complementa a atleta, que este ano comemorou a sua primeira vitória, na etapa inicial do Ubatuba Pro Surf, na Sub 12.

O evento é realizado graças ao convênio firmado entre a União, por intermédio da Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, e a Prefeitura Municipal de Ubatuba, e também conta com os patrocínios da Wizard by Pearson, parceira oficial desde a edição inicial, Radical Times, Ubadesklimp e Ubasurf Motors. Na categoria Pro Adulto, que definirá a nova campeã nacional, Camila Cássia, também de Ubatuba, é a grande favorita ao bicampeonato. Na Pro Júnior, a carioca Júlia Duarte, bicampeã brasileira da categoria, chega como líder.

Outra disputa que chama a atenção é a Longboard. Fora do mar, o Circuito Brasileiro de Surf Feminino contará com várias ações e atividades para as atletas e também o público presente. As inscrições seguem abertas e devem ser feitas diretamente com a Abrasp. Informações pelo WhatsApp (21) 99140-9715, com Pedro Falcão.

Idealizado pelo surfista Wiggolly Dantas, o Circuito Brasileiro de Surf Feminino em Ubatuba é resultado de convênio firmado entre a União, por intermédio da Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, e a Prefeitura Municipal de Ubatuba. Patrocínio: Wizard by Pearson, Radical Times, Ubadesklimp e Ubasurf Motors. Apoio: Banana Wax, Padaria Itamambuca, Gangster e Quiosque Tia Albertina, Dantas e ONG Esmeralda. Colaboração: Fisioterapia Sérgio Neri, Pono Beachwear, Gigi Watery, Silva Indaiá Supermercado, Floricultura Rosa de Sarom, Pizzaria São Paulo, Lazybbag, EaD Unitau, Byrne e Firma. Divulgação: Waves e FMA Notícias. Supervisão técnica: Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp), Federação Paulista de Surf e Associação Ubatuba de Surf (AUS).

Exit mobile version