Brasileiro Feminino

Catarinenses ao ataque

Nova geração catarinense invade a final do Circuito Brasileiro Feminino, a partir desta sexta-feira (18), em Ubatuba (SP).

0
Filha do big rider Everaldo Pato Teixeira, Bela Nalu começou a levar as competições a sério nesta temporada.

Com atletas de vários estados, o Circuito Brasileiro de Surf Feminino começa nesta sexta-feira (18) em Ubatuba (SP), e entre os destaques da nova geração, duas catarinenses, Bela Nalu e Laura Raupp.

As duas estão se destacando nas categorias de base e chegam com boas expectativas de surfarem bem na Praia de Itamambuca, que mais uma vez recebe o evento exclusivo do sexo feminino. A competição segue até domingo (20) e também definirá as novas campeãs nacionais na Pro Adulto e Pro Júnior, com os títulos validados pela Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp).

Filha do big rider Everaldo Pato, Bela já viajou por nada menos que 43 países, acompanhando os pais, isso antes dos 12 anos de idade e nessa temporada começou a levar a sério as competições.

“A expectativa é ir melhor do que fui antes nesse evento, tentar chegar na final e, se Deus quiser, ganhar”, afirma. “Ubatuba é um grande palco de competições e é um prazer competir lá”, complementa a surfista, que tem no pai seu grande exemplo. “Ele sempre me ajuda bastante”, ressalta a atleta que estará em ação na Sub 12 e na Sub 14.

Laura também tem o pai, o surfista master Gustavo Raupp, como seu treinador, e vem garantindo grandes resultados. No próprio Circuito Brasileiro foi a terceira colocada na categoria Sub 14, na etapa anterior, também fazendo duas semis, na sub 16 e Pro Júnior. Outra grande atuação foi no sul-americano Pro-Júnior, pela World Surf League (WSL), em Florianópolis, ficando em quinto lugar.

Laura Raupp também é uma das promessas do surfe catarinense.

“Quero manter o mesmo desempenho da segunda etapa, que considero muito bom, e vou tentar vencer. Adoro Itamambuca, é a melhor vala que já surfei, melhor pico, visual lindo, as ondas são maravilhosas”, diz a atleta de 13 anos. “Estou evoluindo bastante e, como meu pai diz, sou muito nova e tenho de amadurecer para competições. Cada campeonato é um aprendizado”, argumenta a surfista, que competirá novamente nas três categorias – Sub 14, Sub 16 e Pro Júnior.

A competição tem início nesta sexta-feira, com transmissão ao vivo pelo site da Federação Paulista de Surf. Na categoria Pro-Adulto, a premiação total é de R$ 14 mil. Atual campeã brasileira, Camila Cássia é a líder do ranking e está bem próxima do bicampeonato. Na Pro-Júnior, são R$ 5 mil para as primeiras colocadas, com a carioca Júlia Duarte chegando na ponta. Também estarão em ação a Longboard e a Sub 10.

Idealizado pelo surfista Wiggolly Dantas, o Circuito Brasileiro de Surf Feminino em Ubatuba é resultado de convênio firmado entre a União, por intermédio da Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania e a Prefeitura Municipal de Ubatuba. Patrocínio: Wizard by Pearson, Radical Times, Ubadesklimp e Ubasurf Motors. Apoio: Banana Wax, Padaria Itamambuca, Gangster e Quiosque Tia Albertina, Dantas e ONG Esmeralda. Colaboração: Fisioterapia Sérgio Neri, Pono Beachwear, Gigi Watery, Silva Indaiá Supermercado, Floricultura Rosa de Sarom, Pizzaria São Paulo, Lazybbag, EaD Unitau, Byrne e Firma. Divulgação: Waves e FMA Notícias. Supervisão técnica da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp), Federação Paulista de Surf e Associação Ubatuba de Surf (AUS).