Dick Brewer

Adeus ao shaper legend

Lendário shaper norte-americano Dick Brewer, que construiu sua reputação no Havaí, morreu neste domingo aos 85 anos, em sua casa na ilha do Kauai.

0
Dois momentos de Dick Brewer, com Gerry Lopez e antes de cair na água. Descanse em paz, shaper lendário.

O shaper norte-americano Dick Brewer, um dos mais influentes da história, faleceu neste domingo aos 85 anos na sua casa em Princeville, Kauai, depois de vários sinais de que estaria enfrentando seus últimos dias na Terra.

Sua esposa chegou a postar: “Meu bebê não estará neste mundo por muito mais tempo. Ele poderia usar todo o amor e apoio que puder obter agora”.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Dick Brewer Surfboards (@dick_brewer)

Segundo o blog Beach Grit, Brewer era portador de algum tipo de câncer no sangue ou doença da medula óssea, e a reportagem não chega a detalhar a causa da morte. Também havia relatos sugerindo que ele se recusava a seguir um tratamento, por alguma “questão envolvendo seguro de vida”, explica o blog.

“Ele era o guru, o homem na montanha, o shaper para o qual todos se ajoelhavam. Figurativamente, principalmente, mas acho que talvez literalmente também”, diz Matt Warshaw, historiador do surfe.

Brewer nasceu em 1936, a poucos quilômetros a oeste do Lago Superior, em Minnesota, em uma família bastante religiosa. Aos 3 anos sua família mudou-se para Long Beach, Califórnia (EUA), onde o pai Charles conseguiu um emprego trabalhando no trem de pouso dos DC-3, enquanto a máquina de guerra americana ganhava vida lentamente.

Dick começou a surfar em 1952, pegou uma plaina sete anos depois e, em 1960, mudou-se para North Shore, onde desenvolveu uma forte reputação nas grandes ondas de Waimea e Sunset.

Um ano depois ele montou uma loja de surfe em Haleiwa e o resto, como dizem, é uma história linda e selvagem.

https://www.instagram.com/p/CaukoP1lx2C/

“Além das pranchas serem padrão ouro, e além de serem nosso primeiro e último e maior guru do shape”, diz Warshaw, “a contribuição de Brewer foi olhar para fora do surfe. Sua formação em engenharia, tudo o que sabia sobre carros, usinagem, velocidade, direção e torque – ele trouxe tudo isso para a sala de modelagem. Sorte para o nosso esporte, ele não nasceu e cresceu na praia. Ele adorava surfar mais do que tudo, mas era inteligente o suficiente para olhar além do surfe. Para nosso grande benefício”.

Confira mais detalhes em nossas próximas atualizações.

O portal Waves envia sinceras condolências à família e aos amigos de Dick Brewer.

Fonte Beach Grit

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Dick Brewer Surfboards (@dick_brewer)

 

View this post on Instagram

 

A post shared by SHRED SLEDZ (@shred__sledz)

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Clearwater Surfboards (@cwsurfboards)

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Fredvintage (@fredvintagesurf)

 

View this post on Instagram

 

A post shared by BlackJack (@blackjack6661313)