Vans US Open

QS desembarca na Califa

Tradicional Vans US Open of Surfing começa no próximo sábado (27), em Huntington Beach, Califórnia (EUA); é o QS 10.000 da temporada para os homens e a estreia de um evento de nível máximo para as meninas.

0
Etapa de Huntington Beach começa no próximo sábado.

O Circuito Mundial de 2019 segue num ritmo alucinante, e pouco mais de uma semana após o CT de J-Bay, África do Sul, alguns dos melhores surfistas do mundo vão se encontrar em Huntington Beach, na Califórnia (EUA), para o Vans US Open of Surfing. A etapa começa no próximo sábado (27) e vai ter disputas no QS 10.000 masculino e feminino, além de confrontos no Pro Junior e no Vans Joel Tudor Duct Tape Invitational Longboard. O evento vai ter nove dias de duração (27 de julho a 4 de agosto) e reúne também a galera do skate e do BMX, exposições, artes e exibição de filmes.

Kanoa Igarashi é o atual bicampeão do evento. Em 2017, ele passou por Filipe Toledo na polêmica bateria da semi, quando o brasileiro cometeu uma interferência, e na final superou Tomas Hermes. No ano passado, o japonês, que é local de Huntington Beach, venceu outro brasileiro na semifinal, Jadson André, e na finalíssima derrotou o norte-americano Griffin Colapinto.

“Estou muito animado para voltar para casa. Não volto pra Huntington Beach desde o primeiro evento do CT 2019, realizado no mês de abril. Viver com a vida dentro de uma mala é realmente cansativo, mas agora estou acostumado. Estou ansioso para ver meus pais e meus amigos. Poder competir em frente a uma multidão e com torcedores locais é a melhor forma de chegar em casa, e eu vou fazer de tudo para vencer novamente. Apesar de não ter nada a ver com o título mundial da elite e as Olimpíadas, agora não há nada que eu queira mais do que vencer três títulos seguidos”, disse Kanoa, que vai bater um recorde caso consiga esse feito.

Kanoa venceu o Vans US Open nos anos de 2017 e 2018.

O Vans US Open of Surfing 2019 vai ficar marcado como o primeiro evento de nível 10.000 do QS feminino. Até 2018, a prova valia pela elite das meninas, mas a partir deste ano vai contar pontos para a divisão de acesso. A norte-americana Courtney Conlogue vai defender o título conquistado em cima da australiana heptacampeã mundial Stephanie Gilmore, nome também já confirmado no festival.

O Vans Duct Tape Invitational terá homens e mulheres mais uma vez, inclusive a havaiana Honolua Blomfield, campeã mundial de 2017 que venceu essa etapa no ano passado.

“O ano passado foi uma grande honra para todas as mulheres poder participar do evento, e ganhar me deu um sentimento incrível! Então estou ansiosa para voltar”, disse Honolua. “Eu sou muito grata ao Joel (Tudor) por abrir esse caminho para nós e nos dar a oportunidade de fazer o que amamos em uma arena como Huntington Beach. A vibe é sempre maravilhosa e não há nada melhor do que surfar com os amigos”, finalizou a longboarder.

Honolua Blomfield foi a campeã do Vans Duct Tape Invitational 2018.

O Vans US Open of Surfing vai ser transmitido ao vivo pelo Waves.