Saquarema Surf Festival

Campeões confirmados em Itaúna

Evento do QS em Saquarema (RJ) recebe nomes como Adriano de Souza, João Chianca e Mateus Herdy; inscrições devem esgotar em breve.

0
Praia de Itaúna sedia etapa em Saquarema (RJ).

O Saquarema Surf Festival já tem 247 inscritos nas seis competições que serão disputadas entre 15 e 21 de novembro na capital nacional do surfe. O evento será realizado em memória ao bicampeão brasileiro Leo Neves. Ele faleceu em 2019, competindo nas mesmas ondas da Praia de Itaúna, onde vai acontecer o Pro QS 3000 masculino, o Pro QS 3000 feminino e as seletivas sul-americanas das categorias Pro Junior e Longboard para os mundiais da WSL.

Os limites de 128 participantes do Pro QS 3000 masculino, de 32 competidoras no feminino, de 32 atletas também na Pro Junior masculina e de 16 da feminina, já estão esgotados. Vinte e quatro homens e 4 mulheres ficaram numa lista de alternates, aguardando por desistências para entrarem na disputa pelos 3 mil pontos nos rankings regionais da WSL Latin America, que irão classificar 15 surfistas para o Challenger Series 2022. Serão 10 indicados para a categoria masculina e 5 para a feminina. Eles poderão disputar as vagas para a elite do CT no segundo semestre do ano que vem.

A quantidade total de 256 inscritos nas seis competições do evento ainda não foi atingida, porque restam poucas vagas para completar o limite de participantes no Longboard, 5 para atingir os 32 da categoria masculina e 4 para as 16 da feminina. Já no Pro Junior, o número de 71 inscritos impressionou, porém só 32 podem competir e 39 ficaram de fora, junto com 8 meninas que ultrapassaram a quantidade máxima de 16 participantes. Serão sete dias cheios de competição na Praia de Itaúna, com o longboard abrindo o evento.

Adriano de Souza está confirmado na etapa.

Campeões mundiais – Os principais destaques da nova geração do surfe sul-americano, bem como grandes estrelas do longboard e do surfe mundial estarão presentes. Nas listas dos inscritos, há campeões mundiais do CT, como Adriano de Souza, do Pro Junior como o próprio Mineirinho e Caio Ibelli, Mateus Herdy e o atual, Lucas Vicente. No longboard os bicampeões Phil Rajzman e o peruano Piccolo Clemente.

Mateus Herdy conseguiu dois resultados excelentes esse ano. Ele foi convidado para participar da etapa do CT no México e se destacou ao chegar nas semifinais. Na semana passada, o catarinense repetiu esse terceiro lugar na terceira das quatro etapas do WSL Challenger Series 2021, o Pro France.

Vaga no CT 2022 – Com este resultado, Mateus subiu para o 17º lugar no ranking que classifica 12 surfistas para elite do CT 2022. O único brasileiro que está neste grupo no momento é outro grande talento da nova geração, João Chianca. Ele ocupa a sexta posição e vai competir em casa no Saquarema Surf Festival. Para Herdy, a última chance de entrar no G-12 é na grande final do Challenger Series, que será disputada em Haleiwa, de 26 de novembro a 7 de dezembro no Havaí.

João Chianca compete em casa.

“Eu vou pro tudo ou nada lá no Havaí”, afirmou Mateus Herdy. “Eu preciso de um bom resultado lá, então vou para ganhar o campeonato, independente de qualquer coisa”. O catarinense também está animado em voltar para Saquarema. Em 2019, ele foi convidado para disputar a etapa brasileira do CT lá, porém se contundiu antes de estrear e nem participou do evento. “Eu não voltei mais para Saquarema depois dessa contusão, então quero ir lá dessa vez para manter o ritmo de competição e me deixar mais preparado para Haleiwa”.

Evento é válido pelo QS da WSL.