Qualifying Series

Itaúna e Mole recebem QS

WSL confirma etapas do QS em Saquarema (RJ) e Praia Mole (SC) em novembro.

0
Saquarema Surf Festival rola de 15 a 21 de novembro.

A WSL Latin America confirmou duas etapas seguidas do Qualifying Series ainda este ano no Brasil. Ambas marcam o retorno de cidades tradicionais do esporte ao calendário dos eventos classificatórios para a elite do Championship Tour.

A primeira será o Layback Pro Praia Mole de Florianópolis (SC), entre os dias 10 e 14 de novembro, com etapas do QS 3000 masculino e QS 1000 feminino. A outra é o Saquarema Surf Festival de 15 a 21 do mesmo mês, com eventos do QS 3000, Pro Junior e Longboard, todos combinados para homens e mulheres.

Os dois eventos são licenciados, para a Agência Esporte Arte em Florianópolis e para a 213 Sports do Rio de Janeiro, mas com supervisão e gestão técnica / esportiva da WSL Latin America e valem pontos para os primeiros rankings regionais de 2021 / 2022.

“É com alegria que anunciamos dois novos eventos no Brasil, muito importantes para os surfistas brasileiros e de outros países da América do Sul, buscarem classificações para disputarem vagas para o CT no Challenger Series e os títulos mundiais do Pro Junior e Longboard”, diz Ivan Martinho, CEO da WSL Latin America.

“Serão os primeiros eventos no Brasil após a pandemia e o surfe brasileiro vive um momento especial, único, com a medalha de ouro conquistada pelo Italo Ferreira nas Olimpíadas e pelo tricampeonato mundial do Gabriel Medina, na segunda decisão de título consecutiva entre brasileiros. Agora, é a chance de novos talentos mostrarem seu valor para fazerem parte desta história”.

Última etapa do QS na Praia Mole (SC) aconteceu em 2010.Norton Evaldt
Última etapa do QS na Praia Mole (SC) aconteceu em 2010.

As duas etapas seguidas do QS no Brasil serão as primeiras a marcar pontos nos rankings regionais 2021 / 2022 da América Latina. Estes rankings classificarão quinze surfistas para o Challenger Series do ano que vem, dez na categoria masculina e cinco na feminina, para disputar vagas para o CT. Em Florianópolis, estarão em jogo 3.000 pontos para os homens e 1.000 para as mulheres, enquanto em Saquarema serão 3.000 pontos para as duas categorias. Já o Pro Junior e o Longboard em Saquarema, são classificatórios para os Mundiais da World Surf League de cada modalidade.

O Floripa Pro vai marcar o retorno da Praia Mole e de Florianópolis ao Circuito Mundial. A última etapa do QS disputada lá aconteceu em 2010. E foi também na Praia Mole que o hoje tricampeão Gabriel Medina foi apresentado para o mundo, como o mais jovem a vencer um evento do Circuito Mundial, com apenas 15 anos de idade. A capital catarinense é a cidade brasileira que mais sediou etapas do QS, 27 do total de 140 realizadas desde 1992. A última foi em 2016 na Praia da Joaquina, comemorativa aos 30 anos do primeiro Hang Loose Pro Contest em 1986 no mesmo lugar.

Já a cidade de Saquarema vem recebendo os melhores surfistas do mundo desde 2017, quando o Rio Pro se mudou para a Capital Nacional do Surfe. Mas, a etapa brasileira do CT não foi realizada em 2020 e 2021, por causa da pandemia. Antes, tinha sediado oito etapas do WSL Qualifying Series, a primeira em 1997 e as outras de 2009 a 2015. O Saquarema Surf Festival será disputado na Praia de Itaúna e a expectativa é grande para a participação de grandes estrelas do surfe sul-americano e, também, para surfistas das categorias Pro Junior Sub 20 e do Longboard, que não tem etapas para competir no Brasil desde 2019.