Layback Pro

Praia Mole recebe tops

Atletas do CT confirmam presença no Layback Pro, etapa do QS na Praia Mole, Florianópolis (SC).

0
Yago Dora será cabeça de chave número 1.

Grandes estrelas do surfe brasileiro e até campeões mundiais já confirmaram suas participações para competir no Billabong apresenta Layback Pro, nos dias 10 a 14 de novembro na Praia Mole, em Florianópolis (SC). O campeonato marca o retorno de Floripa ao calendário do Circuito Mundial da WSL após 5 anos, e da Praia Mole após 11 anos.

O limite de 144 participantes da etapa masculina do Qualifying Series (com status QS 3000) já foi ultrapassado e tem lista de espera. Já para a etapa feminina do QS 1000, restam apenas duas vagas para completar o número máximo de 32 competidoras.

Os principais destaques são 6 dos 11 titulares da “seleção brasileira”, que disputaram o Championship Tour com os melhores surfistas do mundo esse ano: o campeão mundial Adriano de Souza, Yago Dora, que é o cabeça de chave número 1, Jadson André, Miguel Pupo, Caio Ibelli e Alex Ribeiro. Também estão na lista quatro surfistas que já conquistaram títulos mundiais na categoria Pro Junior, o próprio Caio Ibelli em 2011, Lucas Silveira em 2015, Mateus Herdy em 2018 e o atual campeão, Lucas Vicente.

Lucas Vicente busca vaga na elite do CT.

Lucas e Mateus são duas jovens promessas do surfe catarinense, para brilhar na divisão de elite do esporte em breve. Os dois participaram como convidados de etapas do CT neste ano. Lucas reforçou a seleção brasileira na etapa do Surf Ranch na Califórnia (EUA) e Mateus no México. Eles também estão competindo no Challenger Series 2021, o novo campo de batalha pelas vagas na elite do CT.

Companheiro de equipe de Italo Ferreira, Lucas Vicente está ansioso em poder competir na Praia Mole pela primeira vez depois que virou surfista profissional. Florianópolis é a cidade do Brasil que mais sediou etapas do QS. Das 140 disputadas de 1992 até 2020, 27 delas foram nas praias de Santa Catarina.

“A expectativa está gigante, pois faz muitos anos que a Praia Mole não recebia um evento desse porte”, destaca Lucas Vicente. “Quando eu era criança, eu sempre ia lá assistir aos campeonatos, inclusive eu estava lá naquele que o Gabriel Medina ganhou do Neco Padaratz (2009). É um lugar que fez parte da minha infância e faz bastante tempo que eu não participo de um evento em casa, com minha família e meus amigos na areia. Então, estou numa expectativa muito alta e quero fazer bonito pro título ficar em Floripa”.

Silvana Lima é uma das atrações do evento.

Além de Lucas Vicente e Mateus Herdy, todos os surfistas da América do Sul que estão competindo no Challenger Series vão participar do evento. Esta lista tem titulares na seleção brasileira do CT 2021, como Yago Dora, Caio Ibelli e Alex Ribeiro.

Também conta com ex-tops da elite, como Alejo Muniz, Ian Gouveia, Jessé Mendes, Willian Cardoso, Michael Rodrigues e Wiggolly Dantas, os também brasileiros João Chianca, Samuel Pupo, Thiago Camarão, Lucas Silveira, Weslley Dantas, Edgard Groggia, Rafael Teixeira, Marcos Correa e Luel Felipe, os peruanos Alonso Correa e Miguel Tudela e o uruguaio Marco Giorgi.

Atrações femininas – Na categoria feminina, quase todo o time sul-americano que está participando do Challenger Series também estará na Praia Mole. Entre elas, três surfistas que estiveram na estreia do surfe nas Olimpíadas de Tóquio: Silvana Lima, a peruana Daniella Rosas e a equatoriana Dominic Barona. As outras surfistas que disputam o Challenger são a peruana Sol Aguirre e a brasileira Summer Macedo.

Outras atrações entre as meninas são Tainá Hinckel, Sophia Medina, e outras jovens promessas, como Julia Duarte, Isabela Saldanha, Laura Raup, Pamella Mel, Isabelle Nalu, entre outras. Surfistas de outros países também vão competir, como a peruana Melanie Giunta, vencedora do último QS feminino em Santa Catarina e o penúltimo no Brasil, em 2018 em São Francisco do Sul, a argentina Coco Cianciarulo e a chilena Paloma Santos.

Tainá Hinckel representa Santa Catarina na etapa.