LayBack Pro

Confrontos definidos

Confira baterias do LayBack Pro Praia Mole, etapa do QS da WSL em Florianópolis (SC) com início na próxima quarta-feira (10).

0
Praia Mole sedia evento em Florianópolis (SC).

Primeiro campeonato da WSL no Brasil após a pandemia do Covid-19 que paralisou o Circuito Mundial, o Billabong apresenta LayBack Pro Praia Mole em Florianópolis (SC) será iniciado pela categoria masculina, às 8h da quarta-feira (10), com transmissão ao vivo pelo worldsurfleague.com.

A previsão inicial é de 24 baterias de 20 minutos por dia, de 8 até as 16h, nos dois primeiros dias. A quarta-feira será o único dia só com homens competindo, com 64 surfistas estreando no primeiro dia, 32 nas 8 baterias da primeira fase e 48 nas 16 da segunda. Na quinta-feira, o dia deve começar pelas mulheres, com 32 atletas divididas em 8 baterias. Depois, estreiam mais 32 homens na terceira fase masculina, para enfrentar os 32 classificados na quarta-feira.

Nestas primeiras fases, as baterias são formadas por quatro competidores e os dois melhores se classificam. No QS 3000 masculino, são 32 surfistas entrando na primeira fase, mais 48 na segunda. As principais estrelas do evento fazem parte da lista dos 32 principais cabeças de chave, que só vão estrear na quarta fase da competição. Entre eles estão seis titulares da seleção brasileira do CT 2021, o campeão mundial Adriano de Souza, o cabeça de chave número 1 do evento, Yago Dora, Jadson André, Miguel Pupo, Caio Ibelli e Alex Ribeiro.

Yago Dora é cabeça de chave número 1.

A divisão dos atletas pelas quatro fases é feita conforme suas posições nos rankings da WSL e da WSL Latin America. No QS 3000, a rodada inicial tem 8 baterias, enquanto a segunda, terceira e quarta fases, são formadas por 16 baterias cada. O campeonato vai abrir os rankings regionais da WSL Latin America, que classificarão 10 homens e 5 mulheres para o WSL Challenger Series de 2022, o novo campo de batalha por vagas para a elite.

Todos recebem pontos de acordo com suas colocações no evento. Quem ficar em último nas baterias da primeira fase, termina em 137º lugar e marca apenas 10 pontos. Os terceiros colocados ficam em 129º lugar com 14 pontos. Já os dois que avançarem, garantem um mínimo de 24 pontos do 113º lugar. A pontuação vai subindo a cada fase e o campeão larga na frente do ranking com 3.000 pontos.

Uma bateria 100% brasileira vai abrir a competição, com Odacir Nonato, Guilherme Luiz, José Eduardo e Danilo Silva. Os principais destaques desta rodada inicial são o bicampeão brasileiro Messias Felix e o carioca Raoni Monteiro, que por muitos anos representou o Brasil no CT. O cearense estreia na segunda bateria com Israel Junior, Murilo Brandt e Amando Tenorio. Raoni entra na quarta com mais três brasileiros, Thiago Guimarães, Claudio Stanisci e Vitor Valentim.

Caio Ibelli está confirmado no evento.

Onze anos depois – O evento marca o retorno da Praia Mole ao calendário do QS após 11 anos e de Florianópolis (SC), que há 6 anos não sediava uma etapa. Entre os 144 inscritos para competir esse ano, apenas 27 surfistas participaram da última etapa no pico em 2010. Quatro deles estão na primeira fase: Messias Felix que entra na segunda bateria, Raoni Monteiro e Thiago Guimarães na quarta e Diego Rosa na sétima.

Aquele campeonato de 2010 foi vencido pelo espanhol Aritz Aranburu, que derrotou o gaúcho Rodrigo Dornelles na final. Eles chegaram na decisão do título passando por dois paulistas nas semifinais, Caio Ibelli que vai competir esse ano e o hoje tricampeão mundial Gabriel Medina, que tentava um bicampeonato consecutivo na Praia Mole. Em 2009, Medina tinha se tornado o surfista mais jovem a vencer uma etapa da WSL nessa mesma praia, com apenas 15 anos de idade.

QS 1000 Feminino Entre as 32 participantes, a maioria é de uma nova geração de surfistas com pouca ou até nenhuma participação no Circuito Mundial. Nove delas vão estrear em etapas do QS: Laura Raupp, Isabelle Nalu, Pamella Mel, Maya Carpinelli, Alexia Monteiro, Kemily Sampaio, Kiany Hyakutake, Potira Castaman e a inglesa Sky Brown, medalhista olímpica no skate. Outras duas, Naire Marquez e Yasmin Dias, só disputaram as etapas da WSL Latin America disputadas em junho deste ano no Equador.

Experiente Raoni Monteiro volta a competir.

As únicas que competiram na Praia Mole na única etapa feminina disputada 10 anos atrás, foram a cearense Silvana Lima, a pernambucana Monik Santos e a catarinense Marina Rezende, que está escalada na primeira bateria. Marina vai enfrentar duas estreantes no QS, Bruna Carderelli e Maya Carpinelli, além da peruana Daniella Rosas, atual campeã sul-americana da WSL Latin America que participou da estreia do surfe nas Olimpíadas, como Silvana Lima e a equatoriana Dominic Barona.

Silvana por muitos anos fez parte da elite do CT, foi vice-campeã mundial duas vezes e parou nas semifinais daquela etapa de 2010 na Praia Mole, vencida pela havaiana Coco Ho. Ela e Monik Santos vão estrear na mesma quinta bateria, junto com Karol Ribeiro e Yasmin Dias. Outras atrações na Praia Mole são as bicampeãs sul-americanas da categoria Pro Junior, a catarinense Tainá Hinckel (2016 e 2019) e a peruana Sol Aguirre (2017 e 2018), a irmã do tricampeão mundial, Sophia Medina, e Summer Macedo, que iniciou a carreira competindo como havaiana e esse ano passou a representar o Brasil.

Atrações extras – A principal patrocinadora do evento, a LayBack Beer, marca de cerveja criada pelo medalhista olímpico no skate, Pedro Barros, já patrocina vários skatistas e surfistas, como Miguel Pupo do CT, Ian Gouveia, Thiago Camarão, Lucas Silveira e a jovem promessa Laura Raupp. O espírito da marca nasceu em Floripa e suas vertentes – Casa Dipraia, Surf House, Basement, Pátio, Mirante e Brewpub – se tornaram lugares de compartilhamento e vivência da cultura da marca pelo Brasil, enquanto apoia o skate, o surfe, a arte, a música e o estilo de vida colaborativo.

Silvana Lima competiu há dez anos na Praia Mole.

Esse espírito estará presente nas várias atrações programadas para todas as noites do campeonato pela Ilha de Santa Catarina. Na quarta-feira, o pico de encontro da galera é na Casa Soulmar Floripa localizada no Bairro Rio Tavares, na quinta-feira será no Layback Basement na Praia Mole, na sexta-feira no John Bull Layback Brew Pub na Lagoa da Conceição, no sábado no The Search House na Barra da Lagoa e no domingo novamente no John Bull Layback Brew Pub.

Confira os confrontos

Primeira fase Masculina

1 Odacir Nonato (BRA), Guilherme Luz (BRA), José Eduardo (BRA), Danilo Silva (BRA)
2 Israel Junior (BRA), Murilo Brandt (BRA), Messias Felix (BRA), Amando Tenorio (BRA)
3 Edson De Pra (BRA), Glauciano Rodrigues (BRA), Eduardo Barrionuevo (BRA), Derek Adriano (BRA)
4 Thiago Guimarães (BRA), Raoni Monteiro (BRA), Claudio Stanisci (BRA), Vitor Valentim (BRA)
5 Facundo Arreyes (BRA), Kainan Meira (BRA), Mariano Arreyes (ARG), Gabriel Souza (BRA)
6 Alax Soares (BRA), Renan Rodrigues (BRA), Murillo Coura (BRA), Daniel Matos (BRA)
7 Pedro Amorim (BRA), Willian Freiden (BRA), Giuliano Arreyes (ARG), Diego Rosa (BRA)
8 Giovanti Pontes (BRA), Julio Terres (BRA), Walley Guimarães (BRA), José Muniz (BRA)

Segundo Fase (entrada de 48 pré-classificados pelo ranking)

1 Samuel Igo (BRA), Gabriel Klaussner (BRA), Thiago Meneses (BRA), 1º da 1º bateria da 1º fase
2 Miguel Tudela (PER), Daniel Templar (BRA), Heitor Mueller (BRA), 2º da 1º bateria
3 Gustavo Borges (BRA), Luan Ferreyra de Assis (BRA), Caio Costa (BRA), 1º da 2º
4 Theo Fresia (BRA), Luiz Mendes (BRA), Arthur Alves (BRA), 2º da 2º
5 Pericles Dimitri (BRA), Caetano Vargas (BRA), Lucas Bezerra (BRA), 1º da 3º
6 Fabricio Rocha (BRA), Yage Araujo (BRA), Wallace Vasco (BRA), 2º da 3º
7 Eric Bahia (BRA), Cauet Frazão (BRA), Marco Polo (BRA), 1º da 4º
8 Hedieferson Junior (BRA), Ian Casal (BRA), Thiago Eduardo (BRA), 2º da 4º
9 Alan Jhones (BRA), João Vitor Cypriano (BRA), Valentin Neves (BRA), 1º da 5º
10 Philippe Neves (BRA), Luciano Brulher (BRA), Franklin Serpa (BRA), 2º da 5º
11 Ricardo João (BRA), Gabriel André (BRA), Martin Ottado (URU), 1º da 6º
12 Felipe Ximenes (BRA), Marcio Farney (BRA), Kayki Araujo (BRA), 2º da 6º
13 Patrick Plachi (BRA), José Francisco (BRA), Cristian Silva (BRA), 1º da 7º
14 Noel De La Torre (CHL), Thiago Muller (BRA), Kevin Mejia (ESV), 2º da 7º
15 Rodrigo Saldanha (BRA), Sebastian Olarte (URU), Leonardo Cabrera (BRA), 1º da 8º
16 Luy Arman (BRA), Daniel Adisaka (BRA), Pedro Diniz (BRA), 2º da 8º

Terceira fase(entrada de 32 pré-classificados pelo ranking da WSL)

1 Mateus Herdy (BRA), Niccolas Padaratz (BRA), 1º da 1º bateria da 2º fase e 2º da 2º
2 Pedro Dib (BRA), Wesley Leite (BRA), 2º da 1º bateria da 2º fase e 1º da 2º
3 Santiago Muniz (ARG), Manuel Selman (CHL), 1º da 3º e 2º da 4º
4 Felipe Oliveira (BRA), Igor Moraes (BRA), 2º da 3º e 1º da 4º
5 Luan Carvalho (BRA), Roberto Araki (CHL), 1º da 5º e 2º da 6º
6 Ryan Kainalo (BRA), Kim Matheus (BRA), 2º da 5º e 1º da 6º
7 Fernando Junior (BRA), Hizunomê Bettero (BRA), 1º da 7º e 2º da 8º
8 Flavio Nakagima (BRA), Deyvson Santos (BRA), 2º da 7º e 1º da 8º
9 Pedro Neves (BRA), Luan Wood (BRA), 1º da 9º e 2º da 10º
10 Luel Felipe (BRA), Artur Silva (BRA), 2º da 9º e 1º da 10º
11 Cauã Costa (BRA), Mateus Sena (BRA), 1º da 11º e 2º da 12º
12 Gustavo Dvorquez (CHL), Kaue Germano (BRA), 2º da 11º e 1º da 12º
13 Diego Aguiar (BRA), Leon De La Torre (CHL), 1º da 13º e 2º da 14º
14 Matheus Navarro (BRA), Alan Donato (BRA), 2º da 13º e 1º da 14º
15 Krystian Kymerson (BRA), Douglas Silva (BRA), 1º da 15º e 2º da 16º
16 Vitor Ferreira (BRA), Pedro Bianchini (BRA), 2º da 15º e 1º da 16º

Quarta fase (entrada dos 32 principais cabeças de chave)

1 Miguel Pupo (BRA), Lucas Vicente (BRA), 1º da 1º bateria da 3º fase e 2º da 2º
2 Edgard Groggia (BRA), Leo Casal (BRA), 2º da 1º bateria da 3º fase e 1º da 2º
3 Weslley Dantas (BRA), Renan Pulga (BRA), 1º da 3º e 2º da 4º
4 Caio Ibelli (BRA), Eduardo Motta (BRA), 2º da 3º e 1º da 4º
5 Alonso Correa (PER), Marco Fernandez (BRA), 1º da 5º e 2º da 6º
6 Ian Gouveia (BRA), Robson Santos (BRA), 2º da 5º e 1º da 6º
7 Alejo Muniz (BRA), Marcos Correa (BRA), 1º da 7º e 2º da 8º
8 Yago Dora (BRA), Jackson Dorian (HAV), 2º da 7º e 1º da 8º
9 Adriano de Souza (BRA), Lucas Silveira (BRA), 1º da 9º e 2º da 10º
10 Rafael Teixeira (BRA), Willian Cbinardoso (BRA), 2º da 9º e 1º da 10º
11 Wiggolly Dantas (BRA), Bino Lopes (BRA), 1º da 11º e 2º da 12º
12 Thiago Camarão (BRA), Victor Bernardo (BRA), 2º da 11º e 1º da 12º
13 Alex Ribeiro (BRA), José Gundesen (ARG), 1º da 13º e 2º da 14º
14 João Chianca (BRA), Michael Rodrigues (BRA), 2º da 13º e 1º da 14º
15 Samuel Pupo (BRA), Jessé Mendes (BRA), 1º da 15º e 2º da 16º
16 Jadson André (BRA), Uriel Sposaro (BRA), 2º da 15º e 1º da 16º

Primeira fase feminina

1 Daniella Rosas (PER), Marina Rezende (BRA), Bruna Carderelli (BRA), Maya Carpinelli (BRA)
2 Nairê Marquez (BRA), Tainá Hinckel (BRA), Isabelle Nalu (BRA), Larissa Santos (BRA)
3 Julia Duarte (BRA), Arena R. Vargas (PER), Laura Raupp (BRA), Alexia Monteiro (BRA)
4 Dominic Barona (EQU), Coco Cianciarulo (ARG), Pamella Mel (BRA), Yanca Costa (BRA)
5 Silvana Lima (BRA), Yasmin Dias (BRA), Karol Ribeiro (BRA), Monik Santos (BRA)
6 Melanie Giunta (BRA), Isabela Saldanha (BRA), Kemily Sampaio (BRA), Jessica Fermino (BRA)
7 Summer Macedo (BRA), Sophia Medina (BRA), Kiany Hyakutake (BRA), Potira Castaman (BRA)
8 Sol Aguirre (PER), Julia dos Santos (BRA), Paloma Santos (CHL), Sky Brown (ING)

Campeões das 10 etapas do QS na Praia Mole

1998 – Jake Paterson (AUS)
1999 – Neco Padaratz (BRA)
2000 – Trent Munro (AUS)
2002 – Anselmo Correa (BRA)
2002 – Chris Davidson (AUS)
2003 – Patrick Beven (FRA)
2004 – Richard Lovett (AUS)
2005 – Heitor Alves (BRA)
2009 – Gabriel Medina (BRA)
2010 – Aritz Aranburu (ESP) e Coco Ho (HAV)