Hawaiian Pro

De volta ao batente

Dusty Payne e Caio Ibelli voltam a brilhar em um evento de peso depois de meses afastados das competições.

0
Dusty Payne disputa a sua segunda competição depois do grave acidente em Pipeline que quase custou a sua vida.

O segundo dia do Hawaiian Pro, etapa de abertura da Vans Triple Crown of Surfing 2018, foi marcada por performances dramáticas de atletas como o havaiano Dusty Payne, que fez seu retorno profissional há duas semanas no HIC Pro, e o brasileiro Caio Ibelli, de volta às competições depois de sofrer uma fratura no pé em abril.

Com 10.000 pontos em jogo no Qualifying Series, a etapa ajuda a determinar os integrantes da do Championship Tour (CT) em 2019, além do 36º campeão anual da Vans Triple Crown of Surfing.

Payne teve uma belíssima bateria em Haleiwa Ali’i Beach Park, depois de sofrer um acidente em Pipeline que quase custou a sua vida, em janeiro deste ano. Sua impressionante chegada às quartas de final no HIC Pro – QS 3.000 da WSL – proporcionou um impulso de confiança para enfrentar adversários de peso no Hawaiian Pro e estrear com vitória na prova.

“Eu sou realmente muito grato por estar aqui, poder ver todo mundo de perto e cumprimentar toda a galera”, disse Payne. “Eu sou grato por todo dia que eu acordo. Só de poder competir é uma bênção, e agradeço muito à WSL por me dar a oportunidade de fazer isso. Estou feliz por estar aqui”, disse Dusty Payne.

O havaiano dropou uma das maiores ondas a 14a bateria e surfou com paciência e equilíbrio, desferindo três grandes manobras, incluindo um estiloso tail slide no fim que rendeu 6,83. O atleta Maui é um conhecido destaque em Haleiwa e venceu o Hawaiian Pro em 2014, seguido por um vice-campeonato na Vans World Cup de 2014, garantindo uma vaga na elite mundial do ano seguinte.

A carreira de Payne tem sido uma montanha-russa de lesão e vitória. “Eu me sinto muito bem no geral, o mais saudável que já estive há algum tempo”, continuou Payne. “Estou levando as coisas dia a dia. Ainda estou melhorando com a lesão desde o começo do ano, melhorando e reaprendendo a usar meu novo corpo. Houve um pequeno ajuste ao longo do ano, ficando confortável com algumas coisas. Ainda estou trabalhando e isso é empolgante, eu ainda posso melhorar e melhorar”.

Caio Ibelli volta a competir depois de sofrer fratura no pé e perder 7 das 10 etapas da elite mundial.

No sexto confronto, Caio Ibelli fez uma revitalização competitiva depois de uma lesão no pé em Margaret River, Austrália, que o deixou de fora de sete dos dez eventos do CT nesta temporada. Ibelli parecia em forma, apesar de meses de reabilitação, e surfou muito bem, somando 6,87 e 6,67.

“Estou me sentindo ótimo, já faz muito tempo”, disse Ibelli. “Naquela época eu tive que fazer uma cirurgia, tive muita terapia. Estou muito feliz por estar de volta e colocar a camisa. Eu estava tendo um momento emocional bem antes da minha bateria, meio que me preparando. Eu realmente não sabia como me sentir”.

Ibelli surfou contra Jacob Willcox (AUS), que também avançou, Joshua Moniz (HAV) e Kei Kobayashi (EUA). “Vindo para o Havaí, surfar com pranchas maiores e contra todos esses caras que treinam e competem o ano todo, eu simplesmente não sabia o que iria acontecer”, continuou Ibelli. “Então me preparei para este momento. Estou em forma e me sentindo bem. Estou muito feliz de estar aqui

, então acho que isso se traduz no meu surfe. Talvez não no nível que eu era antes, mas estou tão feliz que as coisas estão dando certo para mim”, finalizou o brazuca.

Resultados do round 2 (por ordem de classificação)

1: Jack Freestone (AUS), Ramzi Boukhiam (MAR), Jeronimo Vargas (BRA), Cam Richards (USA)
2: Mateus Herdy (BRA), Liam O’Brien (AUS), Matt Banting (AUS), Thiago Camarao (BRA)
3: Finn McGill (HAW), Mason Ho (HAW), Keanu Asing (HAW), Lucca Mesinas Novaro (PER)
4: Lucas Silveira (BRA), Bino Lopes (BRA), Mihimana Braye (PYF), Matthew McGillivray (ZAF)
5: Benji Brand (HAW), Miguel Pupo (BRA), Weslley Dantas (BRA), Elijah Gates (HAW)
6: Caio Ibelli (BRA), Jacob Willcox (AUS), Joshua Moniz (HAW), Kei Kobayashi (USA)
7: Ricardo Christie (NZL), Santiago Muniz (ARG), Artiz Aranburu (ESP), Maxime Huscenot (FRA)
8: Barron Mamiya (HAW), Adin Masencamp (ZAF), Vasco Ribeiro (PRT), Noe Mar McGonagle (CRI)
9: Jake Marshall (USA), Victor Bernardo (BRA), Alonso Correa (PER), Oney Anwar (IDN)
10: David Van Zyl (ZAF), Evan Geiselman (USA), Tanner Gudauskas (USA), Joshua Burke (BRB)
11: Leonardo Fioravanti (ITA), Kiron Jabour (HAW), Jackson Baker (AUS), Carlos Munoz (CRI)
12: Alex Ribeiro (BRA), Torrey Meister (HAW), Charles Martin (FRA), Skip McCullough (USA)
13: Jack Robinson (AUS), Dion Atkinson (AUS), Nat Young (USA), Shayden Pacarro (HAW)
14: Dusty Payne (HAW), O’Neill Massin (PYF), Makai McNamara (HAW), Matt Wilkinson (AUS)
15: Reef Heazlewood (AUS), Cooper Chapman (AUS), Noa Mizuno (HAW), Hiroto Ohhara (JPN)
16: Soli Bailey (AUS), Stu Kennedy (AUS), Ian Crane (USA), Tereva David (PYF)