Galicia Pro

Amatriain e Mendes no topo

Adur Amatriain e Carolina Mendes vencem o Galicia Pro, etapa do QS na Praia de Pantín, Espanha.

0
Adur Amatriain tem apenas 17 anos e fez campanha impecável.

Adur Amatriain (EUK) e Carolina Mendes (PT) venceram no último domingo (4) o Galicia Pro, conquistando a vitória nas finais contra Joan Duru (FRA) e Melania Suarez Diaz (ESP) em ondas de dois a três pés na Praia de Pantín, Espanha.

Última parada de 2020/21 da World Surf League (WSL) European Qualifying Series (QS), o evento aconteceu diante de uma previsão difícil, mas encerrou-se com ondas manobráveis na final.

“Não acredito que ganhei”, afirma Amatriain. “A final foi super disputada e Joan conseguiu a melhor pontuação de todo o evento, então eu estava muito nervoso lá fora e o tempo passou bem devagar para mim”.

Com apenas 17 anos, Adur Amatriain surpreendeu com uma campanha impecável ao longo da semana na Galícia. Poucas semanas depois de conquistar sua primeira vitória no Junior QS na França, o surfista basco subiu ao lugar mais alto do pódio também em Pantín.

“Este é um evento de grande prestígio”, continua Amatriain. “Vencer aqui me deixa super confiante e muito motivado para os próximos eventos”.

Joan Duru não conseguiu uma segunda onda na final.

Amatriain soltou manobras fortes para conquistar um sólido 6,33 e aplicar pressão sobre Joan Duru (FRA) no início. Mas o veterano sentou pacientemente e esperou pela bomba, para colocar um combo de backside poderoso e quase perfeito, um 9.33.

Com o passar do tempo, porém, a abordagem paciente provou ser cara para Duru, que não conseguiu encontrar uma segunda oportunidade para pontuar e teve que se contentar com o segundo lugar.

O ex-surfista do Championship Tour, que já tem quatro vitórias em eventos QS na conta, certamente estava apostando na segunda onda depois de sua pontuação quase perfeita.

“Está muito pequeno (o mar) e Adur está destruindo todo o evento, então ele mereceu a vitória”, reconhece Duru. “Peguei uma onda muito boa e esperei por outra, mas não veio. Coisas como essa acontecem, mas eu fiz o meu melhor e estou feliz com meu desempenho. Eu não tinha certeza se conseguiria um 3 em uma das ondas menores, então apenas esperei e infelizmente não deu certo”.

Carolina Mendes vence entre as mulheres

A final feminina foi um duelo semelhante entre a juventude e a experiência, no confronto entre a veterana do QS Carolina Mendes (PT) contra a novata canariana Melania Suarez Diaz (ESP).

Em uma bateria final sem ondas, Suarez Diaz levou a melhor no início, construindo notas em ondas mínimas enquanto Mendes lutava para encontrar oportunidades para surfar. Mas com notas tão baixas para as duas surfistas, a bateria ainda estava aberta.

Carolina Mendes encontrou a melhor onda na decisão.

Faltando dois minutos, a única onda boa da grande final apareceu e a portuguesa surfou bem o suficiente para colocar uma pontuação média e vencer o segundo evento QS de sua carreira.

“Foi uma bateria muito difícil, com ondas pequenas e nada quebrando”, diz Mendes. “Estou muito feliz que aquela onda apareceu e estou feliz por vencer aqui. É um evento incrível e ser um dos vencedores aqui é especial”.

Melania Suarez começou na frente na bateria decisiva.

A surfista portuguesa, que compete há mais de dez anos nos circuitos da WSL, alcança a segunda vitória, naquela que é inegavelmente a sua temporada mais forte de sempre. Depois de um excelente terceiro lugar na Caparica em maio, a campeã europeia em 2017 termina a segunda e última prova da temporada 2020/21 como a melhor surfista da região.

Ranking Europeu Masculino do QS (Top 5)

1 Vasco Ribeiro (PT)
2 Leonardo Fioravanti (ITA)
3 Joan Duru (FRA)
4 Ramzi Boukhiam (MAR)
5 Kauli Vaast (FRA)

Ranking Europeu Feminino do QS (Top 5)

1 Leticia Canales Bilbao (ESP)
2 Pauline Ado (FRA)
3 Vahine Fierro (FRA)
4 Maud Le Car (FRA)
5 Johanne Defay (FRA)

Resultados do Galicia Pro 2021

Semifinal Masculina

1ª Adur Amatriain (EUK) 10.30 def. Ruben Vitoria (EUK) 8.10
2ª Joan Duru (FRA) 9.76 def. Kauli Vaast (FRA) 8.10

Semifinal Feminina

1ª Carolina Mendes (PRT) 8.00 def. Garazi Sanchez-Ortun (EUK) 6.50
2 ª Melania Suarez Diaz (ESP) 9.83 def. Ariane Ochoa (EUK) 8.40

Quartas de final Masculina

1ª Ruben Vitoria (EUK) 11.67 def. Marc Lacomare (FRA) 10.24
3ª Adur Amatriain (EUK) 10.67 def. Aritz Aranburu (ESP) 8.57
3ª Kauli Vaast (FRA) 13.30 def. Tristan Guilbaud (FRA) 11.56
4ª Joan Duru (FRA) 10.60 def. Pedro Henrique (PRT) 9.43

Quartas de final Feminina

1ª Carolina Mendes (PRT) 11.27 def. Pauline Ado (FRA) 6.70
2ª Garazi Sanchez-Ortun (EUK) 10.73 def. Lucia Machado (CNY) 9.66
3ª Ariane Ochoa (EUK) 13.50 def. Mafalda Lopes (PRT) 10.17
4ª Melania Suarez Diaz (ESP) 10.83 def. Leticia Canales Bilbao (ESP) 7.67