Ballito Pro

Brasileiros caem na África

Alejo Muniz e Mateus Herdy perdem nas quartas de final do Ballito Pro e terminam etapa em quinto lugar. Michael Rodrigues abandona evento por motivo de lesão e Summer Macedo é cai nas oitavas femininas.

0
Mateus Herdy faz bela apresentação nas oitavas, mas cai nas quartas do Ballito Pro.

O Brasil está fora do Ballito Pro. Os últimos quatro representantes do nosso país caíram neste sábado (9), quinto dia do evento. Alejo Muniz e Mateus Herdy ficaram nas quartas de final. Michael Rodrigues abandonou o evento nas oitavas por motivo de lesão no tornozelo e Summer Macedo caiu na fase feminina das 16 melhores.

O quinto dia de ação da etapa sul-africana do Challenger Series teve ondas de meio a um metro em Willard Beach, mexidas devido ao vento maral. Neste sábado foram realizadas as oitavas de final femininas e masculinas, além das quartas dos homens.

Mateus foi muito bem na sua primeira apresentação no dia. Ele participou da quarta bateria das oitavas de final masculinas, ficou muito ativo, decolou e ainda soltou as manobras pra vencer com o maior somatório do Ballito Pro até o momento.

O francês Timothe Bisso estava em primeiro lugar até os sete minutos finais, com as notas 5.83 e 5.60 pontos. Mateus já tinha voado na bateria e tinha como melhor nota 5.43. O brazuca pegou outra direita e decolou novamente, mas dessa vez foi mais alto e ainda teve espaço para mais duas manobras, uma rasgada e uma batida na junção de espuma. Ele precisava de 6.00 para assumir a liderança e conquistou 8.17.

Mateus seguiu ativo, surfando várias ondas, até que a três minutos para o fim ele pegou uma direita. O brasileiro acelerou e executou um aéreo com rotação completa. A nota foi 9.07 pontos, a segunda maior do Ballito Pro. A vitória foi pelo maior somatório do evento, 17.24. Timothe não melhorou suas notas e perdeu precisando de duas para reverter o placar.

Mateus Herdy decola em Willard Beach.

Nas quartas Mateus travou uma dura batalha contra Rio Waida, atual segundo colocado no ranking do Challenger Series. A segunda bateria da fase chegou embolada na metade dos 03 minutos. Naquele momento o indonésio voou e manobrou de frontside, colocou 7.83 pontos no somatório e abriu distância para o brasileiro.

A bateria entrou nos dez minutos finais com Mateus na necessidade de 7.34 pontos para virar o resultado. Ele ficou seletivo e o indonésio seguiu surfando, porém sem alterar o somatório. O brasileiro decolou quando restavam seis minutos, mas não foi muito alto. Na atuação ele ainda bateu na pequena junção espumada. A nota 4.83 diminuiu a distância para o adversário.

Mateus ainda pegou duas ondas na tentativa de conquistar os 7.01 pontos para vencer. Na penúltima performance ele caiu na primeira manobra, uma rasgada. Quando restavam 11 segundos o brasileiro entrou numa direita, decolou com rotação e ainda bateu na junção. Porém ele recebeu 6.50 e foi eliminado. Mateus se despediu do Ballito Pro com a quinta posição.

Alejo Muniz aplica forte manobra e passa das oitavas de final.

Alejo Muniz abriu as oitavas de final masculinas contra Reo Inaba. O brasileiro começou bem, com 4.83 e 3.67 pontos. O indonésio não fez uma boa primeira apresentação, porém na segunda, aos 11 minutos, foi pra direita e bateu forte duas vezes. A nota foi 6.50. Enquanto isso, Alejo surfava, porém não melhorava seu somatório. Ele chegou a pegar um tubo curto e na sequência errou a junção. Depois pegou outra direita, rasgou, mas errou a batida seguinte.

A bateria chegou nos seis minutos finais com Reo na necessidade de apenas 2.00 pontos para assumir a liderança. Ele pegou uma direita e fez dois ataques, pouco expressivos, mas conquistou 2.20 e pulou para a primeira posição.

Alejo passou a necessitar de 3.87 pontos para vencer. O brasileiro conseguiu o que precisava quando restavam quatro minutos para o fim. Ele executou duas batidas de frontside e comemorou. A nota 5.33 deu a liderança para Alejo. No último minuto o indonésio tentou os 3.66 que precisava, mas a esquerda fechou e ele se despediu da competição em nono lugar.

Keanu Asing elimina o brasileiro Alejo Muniz.

Keanu Asing foi o adversário de Alejo nas quartas de final. O brasileiro marcou duas notas na casa dos cinco pontos (5.67 e 5.00) e estava na frente até a marca de 12 minutos, quando o havaiano decolou de frontside para tomar a liderança. Ele precisava de 6.57 pontos e conquistou 7.33.

Naquele momento Alejo necessitava de 5.77 pontos para voltar para o primeiro lugar. Os dois atletas seguiram ativos, mas não trocaram notas até os 16 minutos. Naquele momento Alejo rasgou forte e ainda acertou uma potente batida na junção de uma direita. O brasileiro anotou 7.43 e pulou para o primeiro lugar. Keanu passou a necessitar de 5.78 para vencer.

Keanu não tinha a prioridade e seguia entrando em ondas. Já Alejo ficava no pico. Quando restavam seis minutos para o fim, o brasileiro deixou o havaiano entrar numa esquerda. Keanu rasgou e depois atingiu a junção sem muita força. A nota 6.07 pontos colocou o atleta na liderança e deixou Alejo na necessidade de 5.97 para reverter a situação. O brasileiro ainda fez mais uma tentativa, mas caiu depois de uma pancada na junção e quebrou a prancha. Ele correu, pegou outro foguete e voltou pro pico, mas não teve mais chances. Alejo se despediu da etapa em quinto lugar.

Willard Beach na manhã deste sábado.

Michael lesionado – A outra baixa brasileira no dia entre os homens foi Michael Rodrigues. Ele nem entrou na água. Na última quinta-feira (7) o atleta machucou o tornozelo durante um treino, quando decolou num aéreo. Na sexta (8) ele competiu com o pé muito inchado. Ele decidiu ir pra água dessa forma, pois se desistisse ali, ficaria em 17º lugar e receberia 1.900 pontos, porém se conseguisse avançar para desistir nas oitavas, terminaria o evento na 9ª posição e ganharia 3.320. Foi isso que ele fez. Passou pela terceira fase com uma virada no final, comemorou muito e abandonou a disputa. Michael chegou na África do Sul como o melhor brasileiro no ranking do Challenger Series (13º).

Brasileira – Summer Macedo caiu na quinta bateria das oitavas de final das mulheres. Ela optou por esperar por ondas boas, surfou apenas duas no confronto e perdeu na necessidade de 5.77 pontos. A melhor nota dela foi 2.83. A australiana Molly Picklum ficou mais ativa e venceu com duas notas na casa dos quatro pontos (4.33 e 4.27).

Summer Macedo é eliminada nas oitavas de final.

Próxima chamada – A próxima chamada para o Ballito Pro acontece neste domingo (10), à 1h30 (de Brasília).

Ballito Pro 2022

Oitavas de final masculinas

1 Alejo Muniz (BRA) 10.16 x 8.70 Reo Inaba (JPN)

2 Keanu Asing (HAV) 11.90 x 11.44 Taichi Wakita (JPN)

3 Rio Waida (IDN) 12.93 x 10.40 Luke Thompson (AFR)

4 Mateus Herdy (BRA) 17.24 x 11.43 Timothee Bisso (FRA)

5 Gatien Delahaye (FRA) 10.17 x 9.83 Eithan Osborne (EUA)

6 Jacob Willcox (AUS) x Michael Rodrigues (BRA) lesionado

7 Leonardo Fioravanti (ITA) 12.37 x 8.50 Liam O’Brien (AUS)

8 Frederico Morais (POR) 10.70 x 6.83 Mikey McDonagh (AUS)

Quartas de final

1 Keanu Asing (HAV) 13.40 x 13.10 Alejo Muniz (BRA)

2 Rio Waida (IDN) 11.83 x 11.33 Mateus Herdy (BRA)

3 Gatien Delahaye (FRA) 12.33 x 8.67 Jacob Willcox (AUS)

4 Leonardo Fioravanti (ITA) 16.50 x 14.40 Frederico Morais (POR)

Semifinais

1 Keanu Asing (HAV) x Rio Waida (IDN)

2 Gatien Delahaye (FRA) x Leonardo Fioravanti (ITA)

Oitavas de final femininas

1 Bronte Macaulay (AUS) 10.47 x 8.10 Paige Hareb (NZL)

2 Zoe McDougall (HAV) 11.17 x 8.50 Teresa Bonvalot (POR)

3 Alyssa Spencer (EUA) 12.16 x 9.83 Vahine Fierro (FRA)

4 Macy Callaghan (AUS) 13.26 x 6.00 Dimity Stoyle (AUS)

5 Molly Picklum (AUS) 8.60 x 3.30 Summer Macedo (BRA)

6 Bettylou Sakura Johnson (HAV) 9.16 x 6.60 Tessa Thyssen (FRA)

7 Caitlin Simmers (EUA) 14.43 x 12.33 Nikki Van Dijk (AUS)

8 Rachel Presti (ALE) 9.67 x 9.50 Sophie McCulloch (AUS)

Quartas de final

1 Bronte Macaulay (AUS) x Zoe McDougall (HAV)

2 Alyssa Spencer (EUA) x Macy Callaghan (AUS)

3 Molly Picklum (AUS) x Bettylou Sakura Johnson (HAV)

4 Caitlin Simmers (EUA) x Rachel Presti (ALE)