Rip Curl Cup

Tube riders em espera

Cerimônia de abertura abre oficialmente o período de espera da Rip Curl Cup em Padang Padang, Bali.

0

No último domingo (1), a cerimônia de abertura da Rip Curl Cup deu início ao período de espera da competição especial de tubos que tem até o dia 31 de julho para acontecer em Padang, Bali, Indonésia.

Também foram conhecidos os confrontos dos Round 1 e 2. Nesta primeira fase, nenhum surfista será eliminado. Ao invés disso, as duas melhores ondas surfadas em duas baterias serão somadas e definirão os oito tube riders que avançam às semifinais.

Em época de Copa do Mundo, Bruno Santos quer trazer outro troféu para casa.

No primeiro round, o brasileiro Bruno Santos – único do País no evento – encara os indonésios Lee Wilson, Mustofa Jeksen e o aussie Jack Freestone. Na fase seguinte, Bruninho desafia outro local, Garut Widiarta, além do australiano Jacob Willcox e novamente Mustofa Jeksen.

“O surfe e o futebol são os dois maiores esportes do meu País”, diz Bruno Santos. “Todo mundo está assistindo o Brasil na Copa do Mundo agora, esperando que eles conquistem o título. Também seria um sonho levar ao mesmo tempo para casa o lindo troféu da Rip Curl Cup”, afirma o brasileiro.

Uma multidão recorde reuniu-se em Padang Padang no último domingo para assistir a apresentação do evento e conhecer os 16 surfistas convidados (oito da Indonésia e oito estrangeiros).

A cerimônia de abertura também marcou o primeiro dia da janela de espera de um mês (1º a 31 de julho) e significa que todos os 16 convidados já estão em alerta para estarem em Padang dentro de 24 horas quando os diretores decidirem dar a luz verde.

“Para mim, é questão de sorte”, diz o local Lee Wilson, bicampeão da Rip Curl Cup. “Todos os convidados surfam muito bem e, se rolar o evento, será em condições perfeitas. Normalmente em situações assim é a onda que escolhe o campeão”, comenta Wilson.

A cerimônia de abertura foi encerrada com o tradicional espetáculo de dança balinesa Kecak, pedindo permissão aos Deuses de Bali para a competição acontecer com altas ondas e em um local sagrado como Padang Padang.

De acordo com as previsões, há algumas ondulações no horizonte um swell com potencial pode atingir a ilha nos dias 13 e 14 de julho.

Rip Curl Cup 2018

Round 1

1 Garut Widiarta (IND), Mason Ho (HAV), Agus “Blacky” Setiawan (IND), Jay Davies (AUS)
2 Lee Wilson (IND), Jack Freestone (AUS), Mustofa Jeksen (IND), Bruno Santos (BRA)
3 Mega Semadhi (IND), Jack Robinson (AUS), Alik Rudiarta (IND), Gearoid McDaid (IRL)
4 Bol Adi Putra (IND), Damien Hobgood (EUA), Mega Artana (IND), Jacob Willcox (AUS)

Round 2

1 Garut Widiarta (IND), Bruno Santos (BRA), Mustofa Jeksen (IND), Jacob Willcox (AUS)
2 Lee Wilson (IND), Jack Robinson (AUS), Agus “Blacky” Setiawan (IND), Gearoid McDaid (IRL)
3 Mega Semadhi (IND), Jack Freestone (AUS), Mega Artana (IND), Damien Hobgood (EUA)
4 Made Adi Putra (IND), Mason Ho (HAV), Alik Rudiarta (IND), Jay Davies (AUS)