Onda do Bem

WSL confirma Tops

Italo Ferreira, Adriano de Souza e outros seis Tops brasileiros da elite mundial estão entre os convocados para o evento especial Onda do Bem.

0
Atual campeão mundial, Ítalo Ferreira é a grande estrela do Onda do Bem.

O atual campeão mundial Ítalo Ferreira e o capitão Adriano de Souza, o Mineirinho, que conquistou o título em 2015, são presenças confirmadas no “Onda do Bem”, que acontece nesta sexta-feira (18), em uma praia brasileira que será fechada e não divulgada para evitar a presença do público. Promovido pela WSL, o torneio noturno tem caráter social e reunirá atletas e celebridades, das 16 às 21 horas.

O torneio tem a proposta de ser uma grande celebração do surfe, unindo gerações de várias décadas que fizeram história no esporte. “Com o Onda do Bem, a WSL tem o objetivo de honrar os atletas do passado, que foram inspiração para o Brazilian Storm, como Andrea Lopes (juiz do evento), unindo com os atletas destaque de hoje e a geração do futuro, como Lucas Vicente e Julia Duarte”, afirma Ivan Martinho, CEO da WSL para a América Latina.

No total serão 15 atletas e dez celebridades. Os amantes do esporte e do estilo de vida do surfe poderão acompanhar todas as manobras ao vivo pelas plataformas digitais da WSL e no YouTube. Há ainda a possibilidade de assistir com a emoção ampliada pelos imensos telões do Arena Estaiada Drive-in (SP) e do Drive-in das Artes (RJ).

“Estou bem ansioso. Faz tempo que não coloco a lycra de competição. Vai ser muito legal sentir aquele friozinho na barriga de novo”, diz Yago Dora, um dos surfistas do torneio. “Surfei poucas vezes à noite na minha vida, é bem diferente! Tem que estar com os sentidos aguçados. E a dificuldade é que torna a brincadeira divertida. Também achei muito legal a ideia de o evento ser beneficente. Surfar por uma causa me motiva”, completa Dora.

Adriano de Souza, que anunciou aposentadoria para o final de 2021, volta a vestir a lycra depois de meses.

Já para a cearense Silvana Lima, classificada para representar o Brasil nos Jogos de Tóquio 2021, a diversão fica por conta, sobretudo, de estar competindo ao lado de famosos. “Vai ser muito divertido disputar com celebridades. E será lindo competir à noite, pela primeira vez, com todas aquelas luzes coloridas”, diz.

Apresentado pela Oi e com os patrocínios de Jeep, Havaianas e Red Bull, o ‘Onda do Bem’ acontecerá com rígidos protocolos de segurança, seguindo as práticas determinadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “Todos faremos o teste de coronavírus, o que é muito importante. Torcendo para tudo dar certo”, conclui Silvana, que chegou ao vice-campeonato mundial por duas temporadas.

Por ser o primeiro campeonato desde que teve início a pandemia, o novato promissor Lucas Vicente está muito empolgado: “Será diferente de tudo que já participei. Não vejo a hora de entrar na água e dar o meu melhor. E também estou louco para reencontrar a galera”, conta o campeão mundial Pro Júnior da WSL. “Já venho me preparando desde o final do ano passado, tenho treinado bastante e me sinto pronto para este desafio. Também achei muito legal ser por uma causa social, algo que a WSL sempre promove. Estou muito feliz em fazer parte e poder ajudar o próximo”, completa.

Além de Italo, Mineiro e Yago, outros atletas da elite mundial do surfe que participam do torneio são: Jadson André, Miguel Pupo, Peterson Crisanto, Alex Ribeiro e Deivid Silva. Também há ainda cinco nomes de ponta do surfe: Silvana Lima, Julia Santos, Chloé Calmon, Karol Ribeiro e Julia Duarte.

Classificada para Tóquio 2021, Silvana Lima comanda o show entre as mulheres.

Os atletas se unirão a 10 personalidades praticantes do surfe: o ex-judoca Flavio Canto, palestrante, fundador e presidente do Instituto Reação e apresentador do programa de lutas Sensei Combate, no SporTV; o ator, apresentador e modelo Paulo Zulu; os atores Klebber Toledo e Paulo Vilhena; e o DJ e produtor musical Tiago da Cal Alves, mais conhecido pelo nome artístico de Papatinho. Do lado feminino: as free surfers Marina Werneck e Alana Pacelli; a atriz Larissa Murai; a ex-surfista profissional e hoje apresentadora Erica Prado; e a atriz Danni Suzuki.

Também estarão no ‘Onda do Bem’, no suporte às atividades, a free surfer Bárbara Müller; o ex-surfistas profissional Edílson Assunção, o Alemão de Maresias; e Lucas Chumbo, considerado um dos melhores atletas de ondas gigantes do mundo, vencedor do Nazaré Tow Surfing Challenge 2020 (Portugal), na categoria Melhor Dupla.

O ‘Onda do Bem’ terá apresentação de Glenda Kozlowski, ex-bodyboarder brasileira, hoje apresentadora esportiva; no papel de mediador estará Bruno Bocayuva, especialista na história e cultura do surfe; e como repórter Manuela Caiado, jornalista, apresentadora de TV e influencer digital. Já os comentários ficam por conta de Carlos Burle, ícone do surfe, atleta de ondas grandes.

Haverá um DJ tocando surf music, para deixar a atmosfera ainda mais completa. Em um estúdio, na cidade do Rio de Janeiro, estarão algumas personalidades do surfe como jurados, em um espaço conectado pela Oi Fibra.

Legend Andrea Lopes é uma das juradas da prova.Tweddle / ISA
Legend Andrea Lopes é uma das juradas da prova.

Os 25 competidores serão divididos em cinco equipes temáticas, com cinco competidores cada, sendo três surfistas profissionais (dois masculinos e uma feminina) e duas personalidades (F e M). Os interessados poderão fazer doações por meio de um QR Code, exibido durante a transmissão, que serão destinadas ao Projeto Ondas, escolhido pelos atletas por meio de votação.

‘Onda do Bem’ terá uma bancada de juízes legends, composta por ícones do esporte: Fábio Gouveia, campeão brasileiro e mundial de surf amador, duas vezes campeão brasileiro de surf profissional; Rico de Souza, que acumula vários títulos, incluindo de campeão brasileiro em 1972 e 1973; e Andrea Lopes, tetracampeã brasileira profissional (1999, 2000, 2001, 2003 e 2006), foi a primeira brasileira a ingressar no circuito mundial, em 1991.

O torneio faz parte da WSL Countdown, uma série de torneios regionais de pré-temporada nos EUA, Austrália, França e Portugal, que trazem toda ação do surfe competitivo aos fãs do esporte durante o atual período restrito de viagens internacionais. Depois do Brasil, o WSL Countdown segue para Europa.

Formato Onda do Bem: