Pena Little Monster

Monstrinhos invadem a Taíba

Tradicional evento voltado às categorias de base promove a terceira etapa do circuito sul-americano Pro Junior da WSL na Praia da Taíba (CE).

0
Daniel Adisaka é um dos destaques do circuito sul-americano sub-18 nesta temporada.

A maratona de eventos do circuito sul-americano Pro Junior da WSL neste mês de maio prossegue a partir desta sexta-feira (31) com a estreia do Pena Little Monster nas ondas da Praia da Taíba, no município de São Gonçalo do Amarante, no Ceará.

A batalha pelos títulos de melhor surfista profissional com até 18 anos de idade da América do Sul começou no Rio de Janeiro e a segunda etapa aconteceu nas ondas geladas de Iquique, no Chile. Muitos surfistas já atravessaram o continente até o Ceará, para competir em condições bem diferentes, saindo do frio da Cordilheira dos Andes para a quente e sempre ensolarada Região Nordeste do Brasil.

“Eu nunca competi na Praia da Taíba, mas estou bem focado nos meus objetivos e, pelo que sei, é uma onda bem ao meu gosto, então estou ansioso para chegar lá”, disse o paulista Daniel Adisaka, no Chile.

“Estou com pranchas bem apropriadas para o tipo de mar do Nordeste e quero chegar um pouco antes, para já ir me adaptando com o lugar e o clima, que são bem diferentes daqui do Chile. Quero treinar o máximo que puder para botar as pranchas no pé, me adaptar com a água quente de novo e espero conseguir mais um bom resultado lá, porque uma das minhas metas é me classificar para o Mundial Pro Junior da WSL esse ano”.

Daniel Adisaka foi vice-campeão na primeira etapa válida pelo título sul-americano Pro Junior da WSL South America de 2019 na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. No Chile, chegou a liderar o ranking durante o evento de Iquique, mas Leo Casal assumiu a primeira posição com a vitória na final catarinense com Lucas Vicente nas ondas geladas de La Punta, na Playa Cavancha.

No entanto, os finalistas em Iquique preferiram ficar no Chile para disputar o QS 3000 que está rolando nessa semana em Arica, então Daniel Adisaka tem grandes chances de liderar o ranking com um bom resultado no Pena Little Monster, que começa na sexta-feira e vai até domingo na Praia da Taíba. Uma das revelações do evento promovido pela Pena, o cearense Cauã Costa, só competiu no Rio de Janeiro e é forte candidato para vencer em casa.

Campeã sul-americana de 2016, Tainá Hinckel venceu a primeira etapa no Rio de Janeiro e se mantém na frente do ranking.

Na categoria feminina, as principais concorrentes ao título sul-americano e pelas duas vagas para o Mundial Pro Junior da World Surf League, que será disputado em novembro na Ilha Taiwan, estão confirmadas para competir no evento criado pela marca Pena Live Freestyle, para descobrir novos monstrinhos no surfe brasileiro. Na categoria masculina, os quatro primeiros no ranking final da WSL South America, se classificam para o Mundial.

A campeã sul-americana de 2016, Tainá Hinckel, venceu a primeira etapa no Rio de Janeiro e se manteve na frente do ranking no Chile. Mas, a peruana Daniella Rosas entrou na briga com o vice-campeonato em Iquique, passando a dividir a vice-liderança com sua compatriota, Sol Aguirre, bicampeã sul-americana da WSL South America nos dois últimos anos.

“Eu não consegui a vitória aqui, que era o que eu buscava, mas o segundo lugar também foi um bom resultado e vou com tudo para o Brasil”, disse Daniella Rosas. “Estou com boas pranchas e confiante para buscar outros bons resultados no Pro Junior. Agora vou competir em águas mais quentes, em ondas bem diferentes daqui do Chile, menores, então creio que vai ser uma boa competição no Brasil. Todas as meninas estão indo superpreparadas, nós do Peru, da Argentina, do Brasil especialmente que são superfortes em casa e acredito que será uma grande disputa, porque todas estão surfando super bem”.

Além do Pro Junior, que está estreando no Circuito Sul-americano da World Surf League esse ano, o Pena Little Monster também terá todas as categorias tradicionais do evento realizado desde 2014, para descobrir novos talentos no surfe brasileiro. Este circuito patrocinado pela Pena Live Freestyle, logo se tornou uma das principais competições para as categorias de base do esporte, então os monstrinhos também vão disputar títulos na Sub-08, Sub-10, Sub-12, Sub-14 e Sub-16 masculinas e na Sub-14 feminina, nas ondas da Praia da Taíba, neste fim de semana em São Gonçalo do Amarante, no Ceará.

Muitos surfistas que hoje brilham no cenário internacional do esporte, já vestiram a lycra de competição dos eventos da Pena quando eram mais jovens, como os tops da elite atual do CT, os potiguares Italo Ferreira e Jadson André e os cearenses Michael Rodrigues e Silvana Lima. O Pena Little Monster é um dos eventos mais tradicionais do surfe brasileiro. O circuito teve o seu início na década de 90 com outro nome, Pena Surf Nordeste, realizando etapas em todos os estados do Nordeste do Brasil, mudando em 2014 para Pena Little Monster.

Neste ano, com o evento passando a valer pontos para o sul-americano da WSL South America, pela primeira vez surfistas de outros países do continente, como Argentina, Peru e Chile, estarão competindo no Pena Little Monster. Será também uma grande oportunidade para os surfistas da Região Nordeste do Brasil, que não têm bons patrocinadores para viajarem para o Sul/Sudeste e outros países do continente, pontuarem no ranking sul-americano.

Cartaz do Pena Little Monster 2019.

O Pena Little Monster é uma realização da Federação de Surf do Estado do Ceará e da Top 16 Promoções e conta com o patrocínio da Pena Live Freestyle e apoio do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria do Esporte, da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, Malhas Menegotti e CT Wax. O evento foi homologado pela World Surf League como terceira etapa do Circuito Sul-americano Pro Junior de 2019 e será transmitido ao vivo da Praia da Taíba pelo site da WSL.