Circuito Gaúcho

Heitor Alves vence em Torres

Cearense Heitor Alves conquista categoria Profissional da Taça Monte Bello Pro/Am, evento realizado em Torres (RS) e que distribuiu pontos no ranking da Abrasp.

0
Ex-Top da elite mundial, Heitor Alves foi o grande destaque na Prainha de Torres.

O cearense Heitor Alves, ex-Top da elite do mundial, foi o grande campeão da categoria Profissional da Taça Monte Bello Pro/Am de Surf 2018, encerrada no último domingo (8), na Prainha, em Torres (RS).

O evento, que conta com a apresentação da De Lucca Surf Skate, reuniu alguns dos melhores surfistas amadores e profissionais do Sul do Brasil em busca dos pontos para os rankings da Abrasp (Associação Brasileira do Surfistas Profissionais) e LRS (Liga Rio-Grandense de Surf).

Estavam em jogo 12 categorias amadoras e mais a profissional, que distribuiu R$ 5 mil e 350 pontos no ranking da Abrasp. Entre os amadores foram distribuídas oito pranchas de surf da Malimma Surfboard, kits de acessórios e muitos brindes.

Entre os Profissionais um dos destaques foi cearense Heitor Alves, que até 2016 integrava a elite do surfe mundial e hoje compete em eventos nacionais e internacionais. Heitor conseguiu somar 15.00 pontos em suas duas melhores ondas.

O representante do Rio Grande do Sul na disputa, Stefano Dornelles, local de Torres, empolgou a torcida na beira da praia a cada manobra na grande final, somando 12.25 pontos. O terceiro colocado foi o cearense Magno Rodrigues (8.95), seguido por Edson de Pra (8.85), representando o Paraná.

“Quero agradecer a todos que organizaram esta competição. Fiquei todos os dias aqui na beira da praia e acompanhei todo o trabalho dos juízes, que usaram sempre um bom critério de avaliação. Todas as categorias tinham atletas quebrando, desde os grommets até a final Profissional”, comenta Heitor.

“Para esta molecada acredito que precisem de força de vontade e coragem de correr o mundo para competir. Ser surfista profissional não é nada fácil, é preciso abdicar de algumas coisas. Trouxe a final para mim como um grande treino, encarei cada bateria como um treino para conseguir chegar na elite novamente. No Mundial ficamos nervosos em cada bateria, e tenho utilizado outras competições para treinar e trabalhar este lado, fazer o que agente sabe fazer. Todos estão de parabéns, teve altas ondas do início ao fim”, destaca Heitor Alves.

Já o representante gaúcho na final, Stefano Dornelles, destacou a qualidade técnica do evento. “É uma satisfação enorme fazer uma final dessas, não estava focado em competições, e talvez por não carregar a pressão do resultado pude curtir cada disputa, curtir cada momento. Fazer a final com o Heitor, com o Magno e o Edson é muito bom, o nível técnico é extremamente alto e só valoriza cada ponto. Talvez se na minha primeira onda eu tivesse explorado melhor a onda, tirado o máximo em cada manobra o resultado poderia ser ainda melhor. Mas sou muito grato por este resultado, e só tenho motivos para comemorar”.

O final de semana de luxo na Prainha presenteou a todos que acompanharam de perto das disputas. O sol brilhou forte, e a temperatura da água, que estava com a coloração verde, convidou ao banho. Quem optou por estar em Torres pode aproveitar um verdadeiro final de semana de verão.

O campeão da categoria Open foi o surfista cearense Janifer de Souza com 12.00 pontos. O segundo colocado foi José Luiz Mello, representante de Atlântida (RS), que somou 11.60 em suas duas melhores ondas. O terceiro colocado foi também cearense Magno Rodrigues com 10.25 pontos. O paranaense Fabio Martins foi o quarto colocado com 7.25 pontos.

O grande campeão da categoria Grand Master, que é a novidade do Circuito, foi Marcelo Lemos, somando 9.40 pontos em suas duas melhores ondas. Seguido por Carlos Santos (7.90), Flávio Jardim (6.60), e Capitão David (4.65).

Na categoria Grommets, o vencedor foi Gabriel Behm, somando 8.65 pontos, seguido por Northon Porto (4.60) e Victor Midon (3.25).

Entre os atletas da Iniciantes quem se deu bem foi Kaique Garcia com 9.75 pontos. O segundo colocado foi Isaac Machado com 5.00 pontos, seguido por Bruno Batista (2.65) e Victor Midon (2.60).

O melhor Júnior foi Edson de Pra, que atingiu 13.00 pontos em suas duas melhores ondas. O segundo colocado foi Wallace Vasco (12.50), o terceiro foi Fabio Martins (9.90), e o quarto foi Gabriel Chieli (6.00).

Capitão David não deu chances para ninguém e levou a melhor na categoria Longboard somando 10.25 pontos. O segundo colocado foi Edson Almeida (9.75), o terceiro Márcio Midon (9.05), e o quarto foi Renan Rodrigues (4.60).

O melhor Master foi Ki Fornari com 12.35 pontos. Felipe Kita Martins ficou na segunda colocação somando 9.75 pontos, seguido por Humberto Rocha (9.05) e Gil Pereira (7.40).

Na categoria Mirim o melhor colocado foi Wallace Vasco com 12.75 pontos. O segundo colocado foi Kaique Garcia com 9.00 pontos. O terceiro foi Ferpa Becker com 6.10 pontos, e o quarto colocado foi Gabriel Castro com 3.50.

Na categoria Sênior o campeão foi Felipe Kita Martins com o somatório de 13.00 pontos. O segundo foi Robson Pinheiro (11.65), o terceiro Renan Borba (10.65), e o quarto foi Jonas Brocca (10.65).

A grande campeã da categoria Feminino foi Gabriela Prado com a pontuação de 4.35. A segunda colocada foi Nayalin Feler com 3.85 pontos. Eduarda Giordani ficou em terceiro com 3.50 pontos. A quarta colocada foi Manu Ronnau com 2.85 pontos.

A categoria Petiz é uma bateria de apresentação, em que todos os participantes são premiados. Os surfistas vencedores foram: Lucas Costa, Yago Batista, Sthefany Becker, Lorenzo Souza, Antonio Dessimon, Pedro Sommer, Theodoro Rangel, João Vitor, Erick Porto, Lucas Clezer, Joaquin Bitelo, Cadu Machado e Lucas Ramos.

Ação Ambiental Os voluntários do Projeto Praia Limpa recolheram durante a manhã do domingo mais de 50 kg de lixos somente na Prainha. O grande vilão é o microlixo, formado especialmente por tampinhas e canudos plásticos. Outro item inusitado recolhido foi a carcaça de uma televisão. Em uma faixa de praia de aproximadamente mil metros, e que é limpa regularmente, foram encontradas muitas bitucas de cigarro, que é outro problema ambiental que merece toda a atenção.

Todos os eventos de surfe em Torres contam com a execução de ações de limpeza de praia dos voluntários do Praia Limpa. Nesta edição foram mais de 30 voluntários engajados em manter o planeta limpo. “Procuramos realizar um trabalho sistêmico e que traga benefícios para todos. É extremamente importante o apoio de todos, seja como voluntários ou simplesmente recolhendo o seu lixo ao final do dia”, comenta Alexis Sanson, que coordena o Projeto.

Festa Oficial Durante a noite do sábado foi realizada no Bora-Bora Club uma grande festa oficial do evento. O momento serviu para integrar os atletas e o público. Durante a festa foi realizada a premiação dos campeões do Circuito Amador de 2017.

O presidente da Liga Rio-Grandense de Surf, Fernando Paraguassú, destacou a importância da união no surfe no Sul do país. “Quero agradecer a confiança de quem veio participar do nosso evento. Agradeço as famílias que mais uma vez abrilhantaram a beira da praia. Também somos muito gratos a cada um dos parceiros que estiveram conosco em mais uma etapa. Queremos a união para somar forças e transformar o Surf em um esporte forte. A participação de atletas de outros estados ratifica o nosso trabalho, só temos a agradecer a todos os envolvidos”.

A De Lucca Surf Skate apresentou a Taça Monte Bello Pro/Am de Surf 2018 contou com os patrocínio do restaurante Cantinho do Pescador, Infinity Imobiliária Digital, Malimma Surf Boards, Pompeu Aterro e Demolição e Construtora Monte Bello.  Apoio: Restaurante Pioneiro, Banana Wax, Free Surf, Billabong, Magazine Casa São Paulo, Hip Chick, Praia Limpa, Contest.Ads, Grown Company, Pizza da Hora, Cotiza S/A, AtlSurf, Bolinhos da Maroca, Subway, Rede Mercadão dos Óculos, Portal Torres Hotel e Asnet. Realização: Liga Rio-grandense de Surf (LRS) em parceria com Associação dos Surfistas de Torres (AST), Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) e Prefeitura Municipal de Torres (PMT). Supervisão técnica: Associação Gaúcha de Árbitros (AGA).