Rip Curl Open

Palco armado no Guarujá

Rip Curl Guarujá Open começa em ritmo intenso e já define campeões de quatro categorias nesta sexta-feira (9) na Praia de Pitangueiras (SP).

0
Umas das promessas locais, Ryan Araújo promete dar trabalho na etapa de abertura do circuito guarujaense.

O Rip Curl Guarujá Open de Surf 2019 começa nesta sexta-feira (9) em ritmo intenso na Praia de Pitangueiras, junto ao Edifício Sobre as Ondas. O primeiro dos três dias de evento já terá a definição dos vencedores em quatro das 12 categorias, com atenção aos surfistas mais novos da Sub 8, novidade nesta temporada, Petit (sub 10), Estreante (sub 12) e Iniciante (sub 14).

Outra atração será o início das disputas do SUP Surf, com a presença do bicampeão mundial pela ISA (International Surfing Association) Luiz Diniz, que acaba de voltar dos Jogos Pan-Americanos de Lima.

“As primeiras baterias do dia serão dedicadas aos atletas mais novos inclusive com os caçulas da Sub 8. Estamos fazendo um trabalho sério e voltado para revelar e fortalecer os novos talentos da Cidade, sem deixar de atender os atletas de todas as categorias, inclusive os legends”, afirma o presidente da Associação de Surf de Guarujá, Ademir Silva, também citando o SUP Surf. “Temos hoje o Luiz Diniz, que é bicampeão do mundo e começou aqui conosco. É um orgulho”, elogia.

Ele também destaca a sede das disputas, um famoso pico do surfe paulista, mas que não recebia um campeonato de grande porte há mais de quatro décadas. “Temos excelentes praias aqui em Guarujá, Pitangueiras é espetacular e o canto direito, junto ao Sobre as Ondas, é muito conhecido. Desde 1977 não tínhamos um evento grande aqui e temos certeza de que teremos uma etapa maravilhosa, com 200 atletas reunidos, desde a molecadinha até os veteranos”, comemora.

Entre os destaques do primeiro dia, estará Ryan Araújo, um dos grandes nomes do Circuito no ano passado, com dois títulos municipais e que vem de importante vitória no Hang Loose Surf Attack, o paulista de base, em Ubatuba, na categoriaEestreante. “Meu objetivo é ser campeão na sub 12, e dar muito trabalho nas categorias acima da minha, a sub 14 e a sub 16. A vitória no Paulista era algo que buscava há muito tempo e me deu mais motivação ainda”, comenta. “Ser campeão no Guarujaense não é fácil, pelo nível, mas sempre estou focado”, completa.

Na sexta-feira, os surfistas da categoria Estreantes serão os primeiros a entrar no mar, às 8 horas. Os caçulas da Sub 8 estreiam no Circuito às 10 horas, logo após da Petit. As finais das quatro categorias começam às 13 horas. Na sequência, às 14h20 é a vez do SUP Surf e o dia inicial também terá as fases iniciais da mirim (Sub 16), às 14h50, e da júnior (Sub 18), às 15h50, reunindo alguns dos principais nomes da nova geração guarujaense no momento.

O sábado também será agitado, com disputas a partir das 8h da Longboard, Pro/Am, novamente Mirim e Júnior, Feminina, Master (35+) e Legends (45+), além da Surf Trip Air Show, bateria especial só para convidados, com R$ 200 ao autor do melhor aéreo. O domingo recomeça no mesmo horário com as semifinais da Pro/Am. As baterias decisivas serão realizadas das 11h40 às 14h30 horas.