Rip Curl Open

Molecada chega junto

Nova geração dá show nas ondas de Pitangueiras no primeiro dia do Rip Curl Guarujá Open de Surf.

Rip Curl Open 2019, Pitangueiras, Guarujá (SP)

Rip Curl Open 2019, Pitangueiras, Guarujá (SP)

A nova geração fez bonito e garantiu o show nas ondas da Praia de Pitangueiras, no primeiro dia do Rip Curl Guarujá Open de Surf. Na última sexta-feira (9), as quatro categorias com os atletas mais novos do evento foram para o mar, definindo os primeiros vencedores da temporada na sub8, grande novidade do Circuito, petit (sub10), estreante (sub12) e iniciante (sub14).

Três dos vencedores tiveram atuações dobradas, chegando em duas finais cada um. Campeão em duas categorias no ano passado, Ryan Araújo, de Guarujá, levou na iniciante e ainda foi o terceiro na sub12.

Murillo Coura, de São Sebastião, inverteu os resultados, faturando a estreante, onde é o líder do ranking paulista, e sendo o terceiro na sub14, enquanto que Kalani Robles, de Ubatuba, foi o primeiro na petit e o segundo na sub12.
Entre os mais novos, Vini Palma, de Praia Grande, entrou para a história do tradicional campeonato, sendo o primeiro campeão sub8.

Ele fez dobradinha com seu conterrâneo, Leo Yagi, e os dois saíram da água juntos, carregados nos ombros. Pedro Kauã e Nathan Butler, representarem bem Guarujá, chegando à final. A disputa foi uma atração à parte e contou com meninas, como Isabel Meyer e Carol Bastides e o mais novo entre todos, Raoni Rodrigues, de Bertioga, com apenas cinco anos e que terminou na quinta colocação.

“A ideia foi dar um destaque para os novos talentos, aproveitando as condições do mar, porque a partir deste sábado a previsão é que as ondas subam. O nosso foco é revelar e formar atletas nas categorias de base”, disse o presidente da Associação de Surf de Guarujá, Ademir Silva, também comemorando o local do evento, o canto direito da Praia, junto ao Edifício Sobre as Ondas, que não recebia um evento de grande porte desde 1977.

A competição segue até domingo, com finais em outras oito categorias – pro-am, júnior (sub18), mirim (sub16), feminina, longboard, master (35+), legends (45+) e stand up paddle surf. As baterias decisivas serão realizadas das 11h30 às 14h30. No sábado, o grande destaque é a Surf Trip Air Show, bateria só para convidados, marcada para o meio-dia e valendo R$ 200,00 ao autor do aéreo mais radical. Fora do mar, o evento conta com vários atrativos, como distribuição de pastéis, pelo Hortifruti e Pastelaria Guarujá, Açaí, pela Gellate, massagem, além de brincadeiras como cabo-de-guerra.

MAIOR MÉDIA – No primeiro dia de disputas, com ondas de meio metro bem formadas, a melhor performance ficou com Murillo Coura, na final da sub12. Ele abriu a bateria com um 6,83 e depois ratificou a liderança com a maior nota até o momento, um 7,67, para somar 14,50 pontos. “Foi um bom campeonato. Vim para cá como treino para o Brasileiro e estou muito feliz de ter vencido. Gosto muito de surfar aqui em Guarujá”, vibrou Murillo.

Competindo em casa, Ryan também fez bonito. Depois de ser o terceiro na sua faixa etária, ele voltou para o mar, para garantir a vitória na sub14. Sofreu uma boa pressão do santista Roberto Alves, mas conseguiu manter o posto. “Foi irado o evento. Fiquei feliz de vencer a categoria acima. Infelizmente não levei na sub12, mas sigo de cabeça erquida e querendo me recuperar na próxima”, falou o atleta.

Kalani também festejou as boas apresentações na Praia das Pitangueiras. Depois do segundo lugar na estreante, ele permaneceu no mar e garantiu o primeiro lugar na petit, numa disputa acirrada com o santista Deryc Silva (diferença de apenas 1,17 ponto). “Foi muito legal. Gostei muito do campeonato. Gostei também das ondas”, disse Kalani, agradecendo o apoio do pai, Eduardo Reco. “Muito legal ter um pai shaper e que me incentiva muito”, elogiou.

O Rip Curl Guarujá Open de Surf 2019 é uma realização da Associação de Surf de Guarujá (ASG), em parceria com a Federação Paulista de Surf e Prefeitura de Guarujá, por meio da Sedel (Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer). Apoios de Surf Trip, Ciasurf Surf Club, Rip Wave Surfboards, C-Four Shaper Supply, Secretaria Municipal de Turismo, Parakolo Pousada Canto do Forte, Gellate, CT Lugar ao Sol, Tidbit Alimentos Liofilizados, Fuwax, Colégio Don Domênico, Redfever Cross Fit, Hortifruti e Pastelaria Guarujá, Águas Cristal Litoral e FMA Notícias.

RESULTADOS

SUB8

1 Vini Palma – Praia Grande
2 Léo Yagi – Praia Grande
3 Pedro Kauã – Guarujá
4 Nathan Butler – Guarujá

PETIT (SUB10)

1 Kalani Robles – Ubatuba
2 Deryc Silva – Santos
3 Caleb Simões – Ubatuba
4 Miguel Medeiros – Guarujá

ESTREANTE (SUB12)

1 Murillo Coura – São Sebastião
2 Kalani Robles – Ubatuba
3 Ryan Araújo – Guarujá
4 Enzo Emídio – Guarujá

INICIANTE (SUB14)

1 Ryan Araújo – Guarujá
2 Roberto Alves – Santos
3 Murillo Coura – São Sebastião
4 Tierres Alves – Mongaguá

Exit mobile version