Rip Curl Guarujá Open

Finalistas decididos no Tombo

Rip Curl Guarujá Open chega ao dia decisivo na Praia do Tombo (SP); título de Supercampeão é atração à parte.

0
Luan Hanada tem boa atuação no segundo dia de evento.Renan Oliveira
Luan Hanada tem boa atuação no segundo dia de evento.

Este domingo (15) será de títulos e comemorações no Rip Curl Guarujá Open de Surf 2019, com a realização das finais do circuito na Praia do Tombo. As disputas começam às 8 horas, com as 12 baterias decisivas das 11 às 15 horas. Logo depois será conhecido o Supercampeão, uma atração à parte, realizada desde 2002, reunindo os campeões municipais das categorias Pro/Am, Júnior (sub 18), Mirim (sub 16), Longboard, Master (35+) e Legends (45+).

Também estarão em ação a Feminina, o SUP Surf, a Iniciante (sub 14), a Estreante (sub 12), a Petit (sub 10) e a Sub 8. Neste sábado, com o mar reagindo, com ondas de até 1 metro, o segundo dia de evento foi de baterias importantes e também a Air Show. Na bateria sem regras, valendo o melhor aéreo, Edgard Groggia garantiu a vitória, com um aéreo frontal rodando, para faturar R$ 200.

Outro destaque foi a semifinal da Pro/Am, com Gabriel André e Vanderson da Silva garantindo vagas na final e mantendo as chances de erguer a taça. A melhor performance foi de Luan Hanada, que também vai para a decisão, só que sem chances de título. Gustavo Ribeiro, de Itanhaém, completa a bateria decisiva.

Mel Yukari é destaque da categoria feminina.Renan Oliveira
Mel Yukari é destaque da categoria feminina.

Vencedor da etapa inicial e tentando ser o Supercampeão novamente, Gabriel André, quer manter a calma para repetir a boa apresentação. “Quero me manter tranquilo e, se Deus quiser, o resultado vai acontecer naturalmente. Não adianta se cobrar. Vou por etapas. Primeiro pensar no título da Pro/Am, para depois buscar o supercampeão, que é um título importante para qualquer atleta da cidade”, fala o atleta de 22 anos.

Vanderson não esconde a ansiedade com a possibilidade de seu primeiro título guarujaense. Até o ano passado, seus melhores resultados eram na semifinal e agora ele chega à segunda final (foi terceiro na abertura do circuito). “Antes só batia na trave. Agora estou amarradão e vamos ver como será essa final, ainda mais com o Gabriel. A expectativa é sempre boa”, comenta o surfista que acaba de completar 26 anos.

A Júnior também definiu os finalistas na parte da manhã, com Derek Matos, filho do ícone Amaro Matos, garantindo a melhor performance até agora. Diego Aguiar, de Ubatuba, também surfou bem, apenas um centésimo atrás. Gustavo Matos, de Praia Grande, foi outro classificado e é o único que ainda pode tirar o título geral do circuito de Sérgio Luan, de São Sebastião. Completa a final JP Ferreira, de Bertioga.

Edgard Groggia fatura disputa de melhor aéreo.

O mesmo Derek também garantiu vaga na final Mirim e está na frente na disputa pelo título, tendo como rivais diretos Ryan Araújo e Everton Freitas, também na decisão, junto com o equatoriano Bruce Burgos. Já entre as meninas, Louisie Frumento garantiu a melhor pontuação e segue firme para repetir o título de 2018. Melissa Policarpo também está na briga e na final.

Ainda entre as meninas, Kaylane de Souza assegurou vaga na decisão e foi a única a também competir nos pranchões. No longboard, uma mescla de experiência e novíssima geração, com Marcelinho do Tombo, Amaro Matos e Adriano Lima, com grande vivência em campeonatos, e Théo Cabeleira, que vem despontando com apenas 15 anos de idade. Fora do mar, a ONG Onda Verde fez a limpeza da praia, recolhendo o microlixo e fazendo um trabalho de conscientização sobre defesa do meio ambiente.