CBSurf Pro Maresia Maceió

Confronto de gerações

Sábado foi a vez das oitavas de final masculinas e femininas do CBSurf Pro Maresia Maceió no Pontal da Barra (AL).

0

O sábado (11) amanheceu em sintonia com o melhor do surfe brasileiro no Pontal da Barra (AL), vento fraco e ondulação na casa de 3 a 4 pés na série para fazer a alegria de uns, tristeza de outros também para o penúltimo dia do CBSurf Pro Maresia Maceió.

Os confrontos começaram no formato homem-a-homem, e a primeira bateria a entrar na água teve duelo de cearenses, o bicampeão brasileiro Messias Félix (2009/2012) contra Glauciano Rodrigues.

Messias ficou na frente o tempo todo, contudo faltando cinco minutos para o final, Glauciano Rodrigues, que já havia eliminado Adriano de Souza, inovou aplicando o único kerrupt da competição. Resultado: Messias Felix 11.33 X Glauciano Rodrigues 11.10.

Na sequência, Hizunôme Bettero pegava uma onda atrás da outra enquanto Willian Cardoso, um dos caras que vinha fazendo as maiores somas, aguardava a boa que não entrava.

Panda pegou a primeira onda faltando três minutos para o final, numa estratégia que se mostrou desacertada, pois a essa altura ele estava em uma combinação de 12.33 pontos. Sabendo que a onda não foi boa, Panda saiu do mar na sequência. Hizu continuou surfando e voou para as quartas.

Michael Rodrigues começou seu confronto nas oitavas com muitas decolagens e nenhum pouso. Ele tentava insistentemente acertar o aéreo de back, sem sucesso. MRod mudou a chave e começou a surfar para a direita. Na primeira, abriu com uma rasgada, finalizando com um reverse.

Dois minutos depois, Michael achou mais uma direita para encaixar três rabetadas e virar bateria, deixando o jovem Rodrigo Saldanha precisando de uma nota alta que não tinha mais tempo para alcançar.

Com essa combinação de ondas, Michael Rodrigues foi responsável pelo maior somatório do evento, 16.00. No round seguinte, porém, Michael Rodrigues acabou sendo eliminado da competição.

Ryan Kainalo e Alex Ribeiro fizeram o primeiro encontro de gerações desta fase. Os dois surfaram no mais alto nível, usaram borda e progressividade, mas Alex conseguiu maior êxito na escolha de ondas e também na estratégia, o que resultou em uma vitória da experiência.

Poucas baterias, depois o jovem Gabriel Klaussner encontrava o experiente Alan Jhones. Apesar de Alan estar vivendo uma fase iluminada, ter surfado a última onda da bateria com chances reais de virar, foi Gabriel quem avançou.

Nos outros confrontos avançaram Samuel Igo, Yagê Araújo e Mateus Sena.

Meninas no comando – Com bateria de três, as meninas iniciaram o show com Tainá Hinckel, Yanca Costa e Julia Duarte sobrando em suas baterias. Elas mantiveram uma certa distância na pontuação com relação às segundas colocadas, Kemily Sampaio, Nalanda Carvalho e Julia Santos respectivamente.

Mariana Areno, Larissa dos Santos e Karol Ribeiro fizeram aquilo que podemos chamar de bateria mais equilibrada no quesito performance de toda a competição. Elas arrancaram gritos da pateia a cada onda, e a busca pelas vagas para as quartas estava indefinida até o soar da sirene.

Ao final, avançaram Mariana Areno e Karol Ribeiro, ambas com a mesma soma – 12.83 pontos. Larissa dos Santos, surfista eliminada, somou 12.74. Com esta somatória, Larissa passaria na primeira colocação de qualquer outra das três baterias das oitavas do feminino.

Surfe nordestino em alta – As oitavas-de-final foram para a água com quatro surfistas nordestinos, Messias Félix (CE), Samuel Igo (PB), Yagê Araújo (BA) e Mateus Sena (RN); três surfistas paulistas Hizunôme Bettero, Alex Ribeiro e Gabriel Klaussner; um surfista representando o sul, Michael Rodrigues (SC), ele que é natural de Brasília, mas começou a surfar no Ceará. Dos quatro nordestinos nas quartas-de-final, três avançaram para as semi. Yagê foi o único que não avançou, depois de surfar contra outro nordestino, Samuel Igo.

Neste domingo serão definidos os campeões da primeira etapa do CBSurf PRO 2022. A chamada acontece às 7:45 h para início às 8:00h. Ainda estão pendentes as quartas-de-final feminina, semifinais e finais das duas categorias.

Estiveram em Maceió surfistas dos mais diferentes cantos do país, mostrando como é alto o nível dos atletas. Independente do nome do campeão, o maior vencedor em Maceió será o surfe.

Portanto, podemos dizer que o CBSurf PRO Maresia Maceió 2022 foi sucesso em todos os sentidos, com número recorde de inscritos, 13 surfistas alagoanos competindo, foi inaugurada uma grande estrutura dentro de uma nova concepção administrativa, e será paga a maior premiação da história.

Para chegar a ser sucesso absoluto, a competição precisa deixar um legado para a comunidade local. A entourage da CBSurf sai de Maceió deixando o estado de Alagoas com um circuito de cinco etapas. A marca Maresia, parceira da confederação no evento, observa o grande potencial dos surfistas locais e decidiu patrocinar o circuito estadual. E na primeira etapa do nacional, foi plantada a semente para a evolução regional da categoria, um dos focos da atual diretoria.