Temporada 2020

CBSurf atualiza calendário

CBSurf divulga calendário de disputas pelos títulos brasileiros; até o final do ano serão realizados mais seis campeonatos cinco estados.

0
CBSurf Pro Tour retomou o calendário na última semana na Praia Grande, Ubatuba (SP).

Depois da abertura do CBSurf Pro Tour em Ubatuba (SP), que marcou a retomada das competições oficiais da modalidade no País, a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) divulgou o calendário de disputas até o final de 2020. Serão mais seis campeonatos valendo títulos nacionais, em cinco estados diferentes, incluindo mais duas etapas para os atletas profissionais, duas para as categorias de base, além dos eventos especiais de longboard e de água doce.

Antes da pandemia de Covid-19, a entidade havia realizado a etapa inicial do CBSurf Júnior Tour, dias 7 e 8 de março, em Itacaré, na Bahia. Com o início do período de isolamento social, as disputas foram adiadas, com o reinício em Ubatuba, nos dias 27 a 29 de outubro, seguindo todos os protocolos de segurança. O primeiro encontro teve recorde de inscritos, com 144 atletas.

Depois do evento “teste”, Ubatuba segue como sede, agora da segunda etapa do CBSurf Júnior Tour, nos dias 19 e 20 de novembro, desta vez na Praia de Itamambuca, com as categorias Sub 18, Sub 16 e Sub 14 no masculino e feminino. Logo na sequência, nos dias 21 e 22, é a vez do Brasileiro de Água Doce, em etapa única, na Ilha do Mosqueiro, no Pará. Ainda em novembro, nos dias 25 a 27, no Ceará, novo encontro do CBSurf Pro Tour.

O litoral cearense segue como destaque no cenário nacional, agora em dezembro e com o Longboard Tour, com o Jeri Longboard Festival, nos dias 10 a 13, definindo os campeões brasileiros profissionais da categoria masculina e feminina. Já nos dias 18 a 20, a terceira e última etapa do CBSurf Pro Tour, em Salvador, na Bahia, e fechando o calendário, a decisão do CBSurf Júnior Tour, em Natal, no Rio Grande do Norte.

Nos últimos dias 27 a 29, a abertura do CBSurf Pro Tour, na Praia Grande, em Ubatuba, teve vitória de Bianca Summer Macedo no feminino. A atleta tem dupla cidadania e atualmente mora no Havaí. Na final, ela superou a cearense radicada no Rio de Janeiro, Yanca Costa, a experiente Suelen Naraísa, competindo em casa, e a grande revelação e também paulista, Sophia Medina, com apenas 15 anos.

A mesma Sophia, que é a irmã caçula do bicampeão mundial Gabriel Medina, é a líder no CBSurf Júnior Tour. Ela busca o bicampeonato brasileiro na Sub 16 e tem chances de fazer dobradinha na Sub 18, confirmando o grande potencial de evolução para o futuro do surfe feminino.

No masculino, a final foi toda com atletas paulistas, com Marcos Corrêa confirmando a grande performance em toda a etapa, inclusive com as duas melhores notas – dois 9.00, um deles na final. Edgard Groggia ficou em segundo, com Wiggolly Dantas, ex-CT, em terceiro e com apoio da torcida local, e Igor Moraes em quarto.

Os resultados completos podem ser acompanhados no site da Federação Paulista de Surf.