Pena Paracuru Pro

Glauciano é campeão cearense

Glauciano Rodrigues conquista título de campeão cearense no Pena Paracuru Pro, na Praia Ronco do Mar (CE).

0

O penúltimo dia do Pena Paracuru Pro, quarta e última etapa do Circuito Cearense de Surfe 2021, foi repleto de emoções com a definição dos dois principais títulos do circuito, as categorias Profissional e Open.

Em uma semifinal dramática, Glauciano Rodrigues só precisou garantir uma das vagas na final para alcançar 2.400 pontos e conquistar o primeiro título estadual da categoria Profissional da sua carreira, levando os fãs ao delírio em uma grande festa nas areias do Ronco do Mar.

A mais importante bateria do dia, a primeira semifinal da Profissional, acabou sendo também a mais importante do ano e atraindo a atenção de todos que acompanham estadual do surfe cearense.

Glauciano Rodrigues e Charlie Brown travavam uma baralha direta pelo título estadual da mais importante categoria do circuito. Para Glauciano, o líder do ranking, bastava se classificar para a final. Para Charlie, além de vencer o evento, ele ainda precisaria contar com um tropeço do líder, já que apenas se Glauciano perdesse a semifinal na quarta colocação, Brown teria chance de conquistar o bicampeonato estadual da principal categoria Profissional.

Apesar de a grande tensão envolvendo o duelo pelo título, quem deu as cartas no início da bateria foi o surfista local Jhone Fran. Aproveitando a vantagem do conhecimento profundo do pico, Jhone assumiu logo a ponta. Apenas na metade da bateria que Charlie e Glauciano entraram na disputa, praticamente dominada pelos locais Jhone e Thiago Eduardo.

Ao término da bateria os árbitros ainda analisavam as últimas ondas surfadas. Os atletas já estavam fora do mar e o silêncio tomou conta da praia. E após alguns minutos de pura tensão o locutor anunciou o resultado final, com Jhone Fran vencendo e em segundo Glauciano Rodrigues.  Glauciano comemorou a conquista de seu primeiro título de campeão cearense profissional.

“Estou muito feliz e agradeço a Deus por essa conquista. Essa vitória não é só minha. Ela é o resultado do trabalho duro de muitas pessoas que caminham comigo, desde a parte física, até mesmo estratégia e mental. Passei 3 anos parado e essa conquista é a prova de que com disciplina, muito trabalho e fé você consegue atingir qualquer objetivo”, declara o campeão.

Mas esse não foi o único dos títulos decididos na ponta do lápis. Na Open, principal categoria entre os amadores, outro duelo direto concentrava as atenções. A diferença foi que dessa vez os adversários estavam em chaves diferentes e com isso, não se enfrentariam na mesma bateria. O local da Praia do Icaraí, Eugênio Alves, liderou o circuito da segunda etapa até aquele instante. O local de Paracuru, Thiago Eduardo, tinha a seu favor o conhecimento local e o apoio da torcida. Quem terminasse na frente seria campeão estadual.

Apesar do equilíbrio nos números, Eugênio não se encontrou na bateria e terminou na quarta colocação. Com o resultado, Thiago Eduardo automaticamente se tornou campeão Cearense Open, antes mesmo da segunda semifinal entrar na água.

Ainda sem ter a certeza da conquista, Thiago partiu para uma das baterias mais difíceis do dia, com a presença de um dos maiores destaques dessa competição, o atual campeão sul-americano Pro Junior da WSL, o cearense Cauã Costa. E Cauã mostrou mais uma vez porque é considerado um dos atletas mais promissores no surfe brasileiro atual. Com uma estratégia impecável, Cauã surfou poucas ondas, mas sempre pegou as melhores das séries. Seu nível de aproveitamento e acertos das manobras nas ondas costuma ser alto, sem falar na frieza que ele demonstra nas horas mais difíceis. Com uma receita destas, certamente podemos esperar muitas outras conquistas do cearense.

O local de Paracuru, Thiago Eduardo, mostrou que merecia o título ao avançar para a final e consolidar a conquista do título de campeão Cearense Open 2021, o mais importante entre as categorias amadoras.

O PENA Paracuru Pro, quarta e decisiva etapa do Circuito Cearense de Surf válida como Brasileiro de Surf Profissional da Abrasp conta com o patrocínio da PENA, Governo do Estado (SEJUV) e Prefeitura de Paracuru (Sejel). Apoio: D’Cofibras, Orbe Telecom, Revista Beach Show, Açaí Mix, Kionda Surf Shop, RD Multimarcas, Hotel Vento Brasil e ABRASP. Realização: Federação de Surf do Estado do Ceará e Top 16 Promoções.